Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSELINE DE SOUSA CARDOSO

DISCENTE: ROSELINE DE SOUSA CARDOSO
DATA: 30/10/2019
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA - PPGHIST/UEMA

E com o título provisório do Produto Educacional: (Documentário) PERCURSOS, DESAFIOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO: vivências que integram histórias.

Ensino de História. Professor com deficiência. Escola regular. Memória e identidade. Cinema

ÁREA: História

Este estudo tem como objetivo central analisar os percursos, desafios e práticas educativas dos professores com deficiência nas escolas públicas de São Luís do Maranhão. Compreendemos que a inclusão escolar deve ocorrer também na docência, mas em quais espaços de educação regular os professores com deficiência de São Luís do Maranhão estão inseridos? A pesquisa tem como elementos fundamentais a memória e a identidade, cuja metodologia utilizada é a de história oral, uma vez que de acordo com Ferreira e Amado (2005, p. 14) ―o uso sistemático do testemunho oral possibilita esclarecer trajetórias individuais, eventos ou processos que às vezes não têm como ser entendidos ou elucidados de outra forma‖, e, ao mesmo tempo, as histórias pessoais dos professores com deficiência, são também a história de nossa sociedade. Analisou-se a representação do professor com deficiência no cinema e como produto tem-se um documentário com os depoimentos dos professores com deficiência. A presença de um professor com deficiência contribui não só para o processo de inclusão, mas coloca a pessoa com deficiência em lugar de destaque, como uma referência para os alunos, e a partir da identidade do próprio professor com deficiência, uma demonstração de que não há barreiras que não possam ser superadas.

Presidente(a) - 1583244 - MARCIA MILENA GALDEZ FERREIRA
Externo ao Programa - 168.141.692-15 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI - UFMA