Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), criado pela Resolução n. 1054/2013 CEPE/UEMA e aprovado pela CAPES em julho de 2013, visa qualificar profissionais dedicados à docência no ensino básico e contribuir com o seu papel de agente condutor de práticas pedagógicas. A finalidade é atualizar competências e habilidades capazes de proporcionar um refinamento teórico-metodológico e pedagógico do historiador-docente, ante as novas diretrizes para o Ensino de História, estabelecidas desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim, pretendemos contribuir para a transformação do professor-docente em agente ativo do processo de construção de novas estratégias pedagógicas, capazes de alterar o cotidiano do ensino da História em nosso Estado. Para tanto, a reflexão sobre os aspectos epistemológicos e metodológicos que envolve o campo da História, será apreendida a partir da interface entre História, Ensino e Narrativas, eixos a serem desenvolvidos e articulados a partir do conhecimento historiográfico, estratégias metodológicas e múltiplas linguagens, inseridas no cotidiano escolar.

São nossos objetivos:

Objetivos (geral e específicos)

1) Intervir no processo de formação docente e de ensino e aprendizagem na educação básica por meio da produção de livros didáticos, paradidáticos, e outros materiais pedagógicos, especialmente os que dialogam com novas tecnologias.

2) Fomentar a elaboração de propostas curriculares para diversos níveis de ensino e construção de diagnósticos relativos a problemas e impasses do cotidiano escolar.

3) Formar recursos humanos capazes de refletir e propor intervenções no campo do ensino e da aprendizagem histórica, dialogando com áreas afins, a partir da problematização da escrita e do ensino de história através de múltiplas linguagens e da discussão de problemas e propostas relativos a memórias e identidades que perpassam a cultura escolar.

4) Formar recursos humanos na área de Ensino de História a partir de variadas perspectivas, especialmente, formação de professores, narrativas de ensino de história, enfatizando as conexões entre memória, identidades e cultura escolar, e as imbricações entre historiografia, linguagens e ensino.

5) Produzir conhecimento na área de Ensino de História reunindo em um só tratamento analítico a perspectiva temporal e outras, como as abordagens de tipo estrutural ou sincrônico, características de outras ciências.

6) Promover a integração do saber historiográfico com os saberes próprios dos profissionais que atuam no cotidiano escolar como elemento transformador e otimizador do processo de ensino e aprendizagem.

7) Fomentar a relação entre a graduação e a pós-graduação, articulando estágios distintos da formação docente através da realização de atividades conjuntas (palestras, oficinas, projetos de pesquisa e extensão, estágios docentes e a oportunidade do ingresso de graduandos como alunos especiais).

Publico-Alvo

O Programa de Pós-Graduação em História está voltado para todos os portadores de diploma superior em História ou áreas afins,  que desejem melhorar sua qualificação e capacitar-se para atuação no Magistério da Rede Básica de Educação.

Perfil do Egresso:

Ao atender as exigências de formação continuada contempladas nas atuais legislações do ensino, bem como as orientações que balizam as diretrizes educacionais para o século XXI, além das próprias exigências do mercado profissional, os egressos do PPGHIST serão capazes de atuar na transformação, por intermédio da docência, da realidade social do estado do Maranhão. Tal atuação dar-se-á a partir da utilização de novas metodologias e de recursos didáticos que incluam as atuais tecnologias de informação e comunicação. Espera-se que essa utilização promova o desenvolvimento da docência e da pesquisa com autonomia, criticidade, capacidade de reflexão sobre a realidade e interação com a diversidade sociocultural. Espera-se ainda que o egresso seja capaz de desenvolver material didático e paradidático com potencial de aplicabilidade, além da produção acadêmica no campo do Ensino da História.

Corpo Administrativo

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves

Coordenadora de Pós-Graduação

Profª Drª Nancyleni Pinto Chaves Bezerra

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História

Prof. Dr. Antonio Evaldo Almeida Barros

e-mail: ppghist.uema@gmail.com

Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História

Profª Drª Helidacy Maria Muniz Correa

e-mail: ppghist.uema@gmail.com

Secretária Administrativa

Flávia Cristiny Santos Gomes

e-mail: flavia.ppghist@gmail.com


Página Alternativa


Coordenação do Programa

  • - HELIDACY MARIA MUNIZ CORREA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ppghist@uema.br

  • - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1