Área de Concentração
Doutorado
HISTÓRIA, ENSINO E NARRATIVAS
Linhas Pesquisa :
› LINGUAGENS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
HISTÓRIA, ENSINO E NARRATIVAS- Prioriza o desenvolvimento de pesquisas que articulem conhecimento historiográfico, metodologias constituídas por meio de múltiplas linguagens e saber histórico escolar, a partir do pressuposto da linguagem como produto histórico-social, materializada nas narrativas presentes no espaço escolar, provenientes da aula como texto e dos recursos materiais acionados. Objetiva refletir sobre as linguagens que orientam ou podem orientar a construção do conhecimento histórico, acadêmico e escolar, produzir e difundir outras narrativas, que se apropriem dessas linguagens. Abordam-se as relações entre escrita e conceitos de História e historiografia, em interface com outras áreas de conhecimento e com as referências curriculares para o ensino de História, tendo em vista a utilização de amplo repertório de materiais didáticos, verbais e não verbais, em diferentes níveis tecnológicos, em direção à pluralização das narrativas.
› MEMÓRIA E SABERES ESCOLARES
HISTÓRIA, ENSINO E NARRATIVAS- Prioriza o desenvolvimento de pesquisas sobre memórias sociais na interface com o saber histórico escolar, a partir de disputas, conflitos e interações entre culturas populares e culturas hegemônicas, além da ação de movimentos sociais, instituições e sujeitos que constroem, por meio de símbolos, discursos e comemorações, lugares de memória materializados em monumentos, documentos, música, literatura, cinema e outras manifestações artísticas. Objetiva diagnosticar movimentos de rememoração em curso, envolvendo ressignificações, construções e reconstruções de narrativas e identidades sociais, e produzir análises capazes de orientar os saberes reelaborados em sala de aula. Abordam-se temas e problemas ligados à história de sujeitos subalternos, apreendidos a partir de perspectivas econômicas, étnico-raciais, religiosas e de gênero, por vezes indissociáveis, que se contraponham às narrativas hegemônicas no espaço escolar, substrato para o apagamento dessas vivências.
› MEMÓRIA E SABERES HISTÓRICOS
HISTÓRIA, ENSINO E NARRATIVAS-
Mestrado
HISTORIA, ENSINO E NARRATIVAS
Linhas Pesquisa :
› HISTORIOGRAFIAS, LINGUAGENS E ENSINO
HISTORIA, ENSINO E NARRATIVAS- Estrutura-se a partir da perspectiva crítica do conhecimento historiográfico como transformador das ações do profissional docente em sua prática cotidiana. Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais – História, concebemos aqui como variáveis intrinsecamente articuladas, conhecimento historiográfico, aspectos metodológicos e cotidiano escolar. Essa perspectiva será construída por intermédio de reflexões que privilegiem as dimensões material, prática e cognitiva do ensino/aprendizagem, a partir dos eixos: a) História e Ensino de História – conceitos de História; historiografia do Ensino de História; referências curriculares para o ensino de História; análise e produção de materiais didáticos; b) Linguagens e Narrativas – produção de linguagens iconográficas, cinematográficas, literárias e midiáticas; c) História, Historiografia e Recursos Didáticos – novas fontes de pesquisa / novas estratégias pedagógicas.
› MEMÓRIAS, IDENTIDADES E CULTURA ESCOLAR
HISTORIA, ENSINO E NARRATIVAS- Estrutura-se a partir da premissa de que a memória é elemento fundamental da narrativa histórica e que age no construto de identidades que potencializam o pertencimento social. Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais – História objetiva-se aqui a valorização do patrimônio sociocultural brasileiro por intermédio de “outras histórias”, que contribuam para a compreensão de si e do outro, pensados historicamente. Tais objetivos serão construídos a partir dos seguintes eixos: a) História e Memória – Conceitos de Memória; Interfaces e conflitos entre História e Memória; b) Memória e Identidades – Gênero e Raça; c) Memória e Narrativas – História Oral e Memória; Historiografia e Memória.
› MEMÓRIA E SABERES HISTÓRICOS
HISTORIA, ENSINO E NARRATIVAS-
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1