Banca de QUALIFICAÇÃO: TELMA MACIEL CUNHA MUNIZ

DISCENTE: TELMA MACIEL CUNHA MUNIZ
DATA: 28/08/2019
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA - PPGHIST

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO LUÍS: problema ou solução?

Título Provisório do ProdutoTECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: conhecendo para utilizar - Manual do Professor.

Ensino de História, Sociedade da Informação, TICs, Professores de História.

ÁREA: História

O trabalho aqui apresentado aborda a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula pelos professores da disciplina de História da Rede Pública de Ensino das escolas de São Luís, e propõe através de uma pesquisa de campo com os docentes e as coordenações, a possibilidade conhecer a realidade vivida pelos professores em suas atividades escolares. A pesquisa também tem como objetivo a elaboração de um material complementar, que tem como título Tecnologias Digitais na Escola: conhecendo para utilizar - Manual do professor. Considerarmos no decorrer da pesquisa, que a Sociedade da Informação exerce grande influência em vários setores da sociedade, inclusive a educação, devido às transformações ocasionadas pelo desenvolvimento das tecnologias e criação da internet. Essas mudanças movem o Estado a regulamentar de forma sistemática a educação. Com as novas formas incorporadas ao segmento, a exigência de adaptações pelos agentes educacionais se faz presente, principalmente o professor, que agora tem a função de mediador do conhecimento, tendo uma maior contribuição para o crescimento social do estudante. Desta forma, temos que a disciplina de História pode contribuir de forma expressiva para tal objetivo, mas é necessário que o professor esteja preparado para tal tarefa, pois vivendo em um mundo informatizado, não pode ficar restrito à sua formação inicial.

Interno - 291.333.193-91 - ANTONIA DA SILVA MOTA - UFMA
Presidente - 73338 - JOSÉ HENRIQUE DE PAULA BORRALHO