Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA CAROLINE MACAU MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAÍSSA CAROLINE MACAU MENDES
DATA: 28/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA - PPGHIST
TÍTULO:

AS NOVAS LINGUAGENS E O ENSINO DE HISTÓRIA: um caminho para repensar as estruturas oligárquicas no Maranhão Republicano.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. História do Maranhão. Sarneísmo. Novas Linguagens e Tecnologias.

 


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O Ensino de História exerce um papel fundamental nas dinâmicas educacionais contemporâneas. O processo de educação em sala de aula destaca o quão complexo são as relações entre professor-aluno-escola, devido as diversas mudanças nos parâmetros educacionais e valores humanísticos presentes no cotidiano social. Nesse aspecto, a importância de discutir perspectivas sociais é despertar o senso crítico no discente, por isso, a importância das aulas de História. No Maranhão, o principal debate está em torno do desconhecimento, pela maior parte, dos alunos da História local. Nesse sentido, a importância deste trabalho é a valorização da História do Maranhão, apresentando os aspectos e a trajetória da principal oligarquia atuante no estado, o sarneísmo, e os resquícios nos setores sociais e educacionais no território maranhense. O principal objetivo deste trabalho é analisar as práticas da oligarquia sarneísta no âmbito educacional maranhense, destacando as rupturas e continuidades das práticas sarneístas nas escolas públicas, elencando os baixos índices de educação e desenvolvimento humano. Além disso, esta pesquisa está pautada na base teórica gramsciana em pensar as relações sociais e as questões acerca da educação, discutindo a escola unitária e os valores humanísticos. A metodologia adotada é a pesquisa das fontes encontradas no Arquivo Público do Maranhão e Biblioteca Pública Benedito Leite – variáveis estatísticas a publicações em jornais –, além da utilização de mecanismos tecnológicos e animados para a elaboração do produto pedagógico final deste trabalho. O produto pensado para esta investigação é um manual de apoio pedagógico ao professor e a construção de uma ferramenta tecnólica, composta por mapas conceituais e animados como forma de promoção de novos caminhos para o ensino da História recente do Maranhão nas escolas da Educação Básica do estado.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 096.998.482-00 - EDILZA JOANA OLIVEIRA FONTES - UFPA
Interno - 73338 - JOSÉ HENRIQUE DE PAULA BORRALHO
Presidente - 2251924 - MONICA PICCOLO ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 13/08/2019 10:02
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1