Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANE DE SOUSA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANE DE SOUSA CAMPOS
DATA: 30/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA - PPGHIST
TÍTULO:

POR UMA HISTÓRIA ICONOGRÁFICA: estratégias didáticas para o uso de imagens no ensino de História.

Título Provisório do Produto: LENDO IMAGENS: elas não falam sozinhas, mas só se interrogadas de maneira apropriadas.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Fontes Iconográficas. Leitura de imagem.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A presente pesquisa visou a reflexão acerca da importância da leitura das fontes iconográficas e/ou imagens visuais inseridas nos livros didáticos de História. Este estudo teve como objetivo geral compreender como a prática de leitura das fontes iconográficas tem sido abordada pelos professores de História. São perguntas centrais aos problemas: podemos afirmar que o uso de iconografias enquanto meio de ensino disponíveis nos livros didáticos de História, tem sido incorporado à prática pedagógica do professor em sala de aula? O que fazer para saber trabalhar com esse vasto campo da iconografia? Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de campo de natureza descritiva com abordagem quali-quantitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram observação direta não participante, questionários, análise documental (dois livros didáticos) e entrevistas aplicadas no 1º ano do Ensino Médio nas escolas públicas de São Luís – MA, a saber: Centro de Ensino Paulo VI e Colégio Universitário – COLUN, tidas como escolas de aplicação (CAPs) das Universidades Estadual e Federal do Maranhão, respectivamente. Sob esse fundamento, a pesquisa teve como objetivos específicos relatar a abordagem dos livros didáticos e a percepção dos alunos acerca da utilização de imagens como recurso pedagógico para o ensino de História; descrever como se dá o processo ensinoaprendizagem na escola por meio do uso dessas fontes; verificar junto aos professores se há investimentos na construção da competência para utilização dos recursos iconográficos. Neste sentido, ao conhecer as possíveis dificuldades e os desafios encontrados por parte dos professores na abordagem das imagens-texto em sala de aula, desenvolvemos como produto pedagógico o Caderno Temático intitulado Lendo Imagens, voltado para o apoio a professores com proposta de fomentar sua prática pedagógica quanto ao uso desse recurso visual. Ressaltamos que a intenção da pesquisa foi produzir nos docentes uma percepção e postura plural e interativa em sua práxis, que levem os seus alunos reconhecer o lugar das imagens como evidência histórica. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 73528 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER
Externo ao Programa - 055.623.838-96 - JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO - UEPB
Presidente - 1583236 - YURI MICHAEL PEREIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 12/08/2019 17:10
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1