Notícias

Banca de DEFESA: LARA JESSICA NOBREGA MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARA JESSICA NOBREGA MACEDO
DATA: 15/05/2019
HORA: 15:00
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA CAMPUS PAULO VI – UEMANET/UEMA
TÍTULO:

ESCRAVIDÃO E COMÉRCIO DE AFRICANOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: de uma abordagem teórico-conceitual a uma proposta para o uso de fontes e novas metodologias


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História, Escravidão africana, Comércio Transatlântico, Fontes primárias. 


PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Esta pesquisa se debruçou sobre o tema da escravidão e do comércio transatlântico de africanos no ensino básico de História. Para isso, no primeiro capítulo foi realizado um balanço historiográfico sobre o tema, em que foram identificadas as principais mudanças e transformações a nível metodológico e de conteúdo que esta temática sofreu entre a passagem das décadas de 1950/60 a 1970/80. No segundo capítulo foi analisado como o conteúdo sobre a escravidão e o comércio transatlântico de africanos aparece em um conjunto de livros didáticos do fundamental maior referente ao último PNLD e como foram trabalhados em um conjunto de 14 sites destinados ao ensino básico de História sobre o tema. Em seguida, no terceiro capítulo, foi realizado um direcionamento ao docente sobre como se aborda o tema escravidão e comércio na sala de aula. Desta maneira, esta pesquisa esteve de forma especial voltada ao professor de nível básico que deseja ampliar seus conhecimentos sobre o tema da escravidão e do comércio transatlântico, bem como, conhecer as fragilidades que o livro didático trás sobre o conteúdo em questão, assim, como ter acesso a um conjunto de sequências didáticas que podem ser apropriadas nas suas aulas de História sobre o assunto. O quadro teórico-metodológico que possibilitou a construção deste trabalho é formado pelas teses de Anderson Ribeiro Oliva (2007) e Warley da Costa (2012) para entendermos como o ensino de História esteve abordando esta temática. Os estudos de Achile Mbembe (2001) e Valentim Mudimbe (2015) foram importantes para realizar uma crítica de que as produções historiográficas relacionadas ao assunto quando discutidas no nível da sala de aula tiveram suas questões reduzidas e estereotipadas no ensino básico de história. Além da utilização dos escritos de Circe Bittencourt (2004) e Selva Guimarães (2010) para compreendermos os usos metodológicos atuais que o ensino de História tem possibilitado com as fontes e linguagens.

 

       

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2510303 - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA
Interno - 1834563 - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 691.448.857-68 - MÔNICA LIMA E SOUZA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 09/05/2019 16:14
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1