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Banca de DEFESA: CIRYLLA REGINA FERREIRA SERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIRYLLA REGINA FERREIRA SERRA
DATA: 29/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA - PPGHIST/UEMA
TÍTULO:

ENSINO E HISTORICIDADE AFRICANA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: livro didático, racismo e a Lei 10.639/03


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino; História; África; Historiografia; Livro didático.


PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

No que pese a problemática da questão racial brasileira, a trajetória de uma educação que desse oportunidade ao sujeito negro de aparecer nos processos históricos não somente pela via da escravidão negra africana, fez com que, na segunda metade do século XX, um conjunto de medidas fossem aplicadas no campo da educação. A Lei 10.639/03, que tornou obrigatória o ensino da História de África e Cultura Afro-brasileira nas escolas públicas e privadas, surgiu desse conjunto de medidas por parte do Estado brasileiro em lidar com a experiência racial brasileira. Assim, tendo como objetivo contribuir com o processo de consolidação dos termos propostos na Lei 10.639/03 no que se refere ao ensino de História de África, o presente trabalho tem como finalidade a produção de um site como um recurso pedagógico acerca da historicidade africana, com conteúdo relativo ao ensino médio, para uso do professor de História. As técnicas de pesquisas utilizadas neste trabalho foram: análise de livro didático de História e revisão bibliográfica acerca da temática. O presente texto dissertativo trata inicialmente de ‘educação e racismo’, onde busca analisar a partir de uma revisão historiográfica a relação educação e sujeito negro no que concerne a sua representatividade no livro didático e paradidático e no discurso racial, bem como, o reconhecimento do racismo pelo Estado brasileiro que resultou na elaboração de leis e medidas aplicadas com o objetivo de tornar a educação não racista e diversa, o que gerou mais tarde implicações no uso e termos da Lei 10.639/03, utilizada para positivação da imagem e história do negro.  Em seguida apresenta-se uma análise da produção do conhecimento acerca da história de África em diferentes contextos e dilemas quanto a problemática sobre qual África estamos tratando no espaço escolar e na produção do conhecimento, pois as determinações criadas em torno da Lei 10.639/03 tem definido de qual África estamos falando. No último momento, analisa-se a historicidade africana no livro didático. Como aporte teórico utiliza-se concepções epistemológicas que propõem como metodologia a valorização de saberes que sobrevivem em meio a epistemologia dominante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 291.333.193-91 - ANTONIA DA SILVA MOTA - UFMA
Externo ao Programa - 441.662.223-68 - ANTONIO OTAVIANO VIEIRA JUNIOR - UFPA
Externo ao Programa - 257.663.173-87 - JOSENILDO DE JESUS PEREIRA - UFMA
Interno - 1834563 - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 15/04/2019 13:48
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