Banca de DEFESA: TEREZA CRISTINY MORAIS NOGUEIRA

DISCENTE: TEREZA CRISTINY MORAIS NOGUEIRA
DATA: 11/04/2019
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA - PPGHIST/UEMA

A ESTÉTICA DOS CABELOS CRESPOS: identidade negra e resistência no cotidiano escolar em Pedreiras - MA

PRODUTO: Catálogo Afro CABELO CRESPO E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR

Ensino de História. Cabelo crespo. Relações Étnico-Raciais. Pedreiras-MA.

ÁREA: História

Essa pesquisa de dissertação de mestrado tem como objetivo analisar as representações sobre o corpo, a estética e as identidades de jovens negras na contemporaneidade e contribuir às discussões sobre as relações étnico-raciais no ensino de História. Para tanto, tendo como espaço de análise uma escola da educação básica do município de Pedreiras-MA, o Centro de Ensino Oscar Galvão recorreu-se a uma perspectiva metodológica interdisciplinar com procedimentos variados, tais como revisão bibliográfica sobre o tema em estudo, observação direta, entrevista, aplicação de questionários e realização de oficinas. Procurou-se desenvolver uma escuta atenta ao que elas tinham a dizer sobre seus cabelos e suas experiências corpóreas dentro e fora do ambiente escolar. Foi observado que a construção identitária de cada jovem é representada no seu estilo de adornar o cabelo, na sua aceitação com suas madeixas crespas, nas suas histórias de vida, simbolizada no comportamento que elas têm na escola, na rua e em todo lugar da sociedade. Tal processo é compreendido como um ato de “tornar-se negro” exaltado e percebido na autoestima de cada uma delas. Por fim, a despeito dos avanços institucionais quanto à incorporação do tema na escola, a positivação da identidade negra não apenas continua como uma meta a ser alcançada, como também requisita um engajamento atento de professores, professoras, gestão escolar, supervisão, estudantes, às especificidades do contexto sócio histórico em pauta e às configurações variáveis de todos esses atores que fazem a história e o cotidiano do espaço escolar. Assim, como forma de valorizar o cabelo crespo, a autoestima dessas estudantes e combater a discriminação racial na escola, apresenta-se o “Catálogo Afro”, material didático para trabalhar com a temática em sala de aula.

Presidente - 005.761.003-74 - WHERISTON SILVA NERIS - UEMA
Interno - 2252542 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA