Banca de DEFESA: DRIELLE SOUZA BITTENCOURT

DISCENTE: DRIELLE SOUZA BITTENCOURT
DATA: 26/04/2019
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA - PPGHIST/UEMA

HISTÓRIA POLÍTICA, BIOGRAFIA E IMPRENSA: uma nova ferramenta para Ensino de História do Maranhão Contemporâneo por meio da Trajetória Política de José Sarney (1950-1970).

PRODUTO: Trajetória Política de José Sarney (1950-1970)

Ensino de História; José Sarney; Biografia Política; Jornais.

ÁREA: História

Este trabalho tem como objetivo principal a construção de um guia didático para professor de História do Ensino Médio sobre a trajetória política de José Sarney, de 1950 a 1970. A hipótese central é que através do estudo sobre a biografia política de Sarney também poderá ser compreendida a História Política do Maranhão. Os materiais adotados nas escolas maranhenses privilegiam a História do eixo sul-sudeste, dessa forma, a História do Maranhão carece de materiais didáticos e paradidáticos. Na construção da biografia política e, consequentemente, do guia didático, serão utilizados como fontes principais os jornais maranhenses O Imparcial, Jornal Pequeno e Jornal do Dia que, além de fontes, também são sujeitos históricos dos fatos aqui analisados, pois têm uma atuação bastante significativa. O uso dos jornais se justifica pela orientação teórica aqui adotada, centrada nos escritos do filósofo italiano Antonio Gramsci, que analisa o Estado de forma ampliada, ou seja, entre Sociedade Política e Sociedade Civil há uma forte interação, na última estão presentes os Aparelhos Privados de Hegemonia, neste trabalho os jornais, que incidem na formulação do consenso para nacionalizar o projeto político e econômico de uma classe (ou fração dela). Tratando-se do âmbito educacional, será apresentada uma possibilidade para construção de um ensino mais criativo e crítico através do modelo de Escola Unitária, proposta por Antonio Gramsci.

Presidente - 2251924 - MONICA PICCOLO ALMEIDA
Interno - 1412444 - FABIO HENRIQUE MONTEIRO SILVA