Banca de DEFESA: JÊIBEL MÁRCIO PIRES CARVALHO

DISCENTE: JÊIBEL MÁRCIO PIRES CARVALHO
DATA: 17/04/2019
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA - PPGHIST/UEMA

DOS TERREIROS PARA A ESCOLA, DA ESCOLA PARA OS TERREIROS: problematizando as relações entre instituições escolares e religiões afro-brasileiras a partir de Cururupu/MA

PRODUTO: Oficinas para trabalhar a História, Cultura e Religiões Afro-Brasileiras no espaço escolar

Escola; Religiões afro-brasileiras; Cultura; Oficinas.

ÁREA: História

O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre instituições escolares e religiões afro-brasileiras, tomando como unidade empírica de análise um contexto relacional representado pelo Bairro de São Benedito, localizado na periferia da cidade de Cururupu, Maranhão. Objetivamente, trata-se aqui de colocar sob foco as interfaces, cruzamentos de espaços e diálogos possíveis entre o Centro de Ensino João Marques Miranda e os 14 terreiros existentes que circundam a escola. Metodologicamente, a pesquisa busca combinar diferentes estratégias, tais como a aplicação de questionários de administração direta e a realização de entrevistas temáticas com (ex) gestores, professores e discentes, bem como a realização de entrevistas em profundidade com lideranças religiosas de terreiros atuantes nesse mesmo bairro. Em um momento no qual o tratamento da questão da diferença e da cultura em meios educacionais tem entrado na pauta do dia, produzindo impactos e novos desafios para os profissionais atuantes no espaço escolar, buscamos não somente suscitar a crítica reflexiva sobre as formas de preconceito e estigmatização ainda em voga, como também explorar experimentalmente vias de diálogos entre atores tão próximos geográfica e simbolicamente, mas ao mesmo tempo tão distantes em termos de conhecimento e reconhecimento. Para tanto, propusemos a realização de Oficinas como lugar coletivo para aproximação, debate e diálogo a partir do próprio contexto em pauta, entendido enquanto meio para suscitar novas práticas para o ensino de História e a aquisição de competências cívicas importantes para a cidadania e respeito à diferença. As experiências resultantes da execução dessa proposta de intervenção pedagógica foram condensadas no produto final apresentado em anexo, e que constitui uma forma de contribuição aplicada desta dissertação.

Presidente - 005.761.003-74 - WHERISTON SILVA NERIS - UEMA
Interno - 2252542 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA
Externo ao Programa - 720.758.998-00 - CARLOS BENEDITO RODRIGUES DA SILVA - UFMA
Notícia cadastrada em: 05/04/2019 09:32