Banca de DEFESA: GUSTAVO BARRA DE ARAUJO

DISCENTE: GUSTAVO BARRA DE ARAUJO
DATA: 25/04/2019
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA - PPGHIST/UEMA

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO: proposições sobre o papel da disciplina estágio para formação de professor-pesquisador

Ensino de História. Formação inicial. Estágio-pesquisa. Professor-pesquisador.

ÁREA: História

Buscando compreender como vem sendo desenvolvido o estágio na formação inicial de professores(as) de História oferecida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís, realizou-se este trabalho. Através de análise de documentos legais referentes a atuação do estágio nesse curso, assim como documentos oficiais da instituição e do curso que regem o seu funcionamento, iniciou-se o processo de interpretação e reflexão do posicionamento dos(as) egressos(as) dessa instituição. Para isso, utilizou-se como fontes iniciais os 19 relatórios de estágios realizados entre os anos de 2011 a 2015 no Ensino Médio. Neles se obteve as considerações e análises quanto ao estágio desses(as) egressos(as) ainda enquanto estagiários(as). Posteriormente, aplicou-se questionários com eles(as) para análise dos seus posicionamentos atuais sobre a influência desse estágio para sua atuação profissional. Em seguida, procurou-se entrevistá-los(as) com o intuito de conseguir obter informações e análises mais aprofundadas sobre essa influência. A partir dos dados obtidos, realizou-se a análise triangular (relatório, questionário, entrevista) sobre como tem ocorrido esse estágio, percebendo os possíveis obstáculos, tanto para a instituição, quanto para os(as) estagiários(as), na formação inicial de professores(as). A partir disso, percebeu-se a importância das Práticas Curriculares para o desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório e as diferenças que elas podem provocar na formação inicial dos(as) envolvidos(as). Diante dessa constatação, propõe-se enfatizar a necessidade do(a) estudante desenvolver as práticas docentes durante todo o percurso do curso para prepará-los melhor para o estágio. Ademais, propõe-se a efetivação do estágio como disciplina possibilitadora da pesquisa, e, para tanto, criou-se um manual para a elaboração do relatório de estágio na interface estágio-pesquisa. E este material pode ser considerado também como guia para efetivação do estágio, pois procura direcionar o olhar do(a) estagiário(a) para as características a serem observadas e analisadas em cada etapa desenvolvida. Conforme análises presentes nesse trabalho, acredita-se que, assim, possibilitar-se-á uma formação inicial na interface do estágio-pesquisa.

Interno - 70730 - ELIZABETH SOUSA ABRANTES
Externo ao Programa - 1712611 - JACKSON RONIE SA DA SILVA