Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILENE PEREIRA VALE

DISCENTE: EDILENE PEREIRA VALE
DATA: 30/08/2018
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA- PPGHIST/UEMA

POVOS INDÍGENAS E ENSINO DE HISTÓRIA: uma proposta de fichas temáticas para o ensino da História Indígena no Maranhão.

História indígena. Ensino de história. Fichas temáticas.

ÁREA: História

Este trabalho trata da História indígena nas escolas públicas de São Luís do Maranhão, notadamente, Centro de Ensino Liceu Maranhense e Centro de Ensino Benedito Leite, e pretende discutir o tratamento dado ao nativo nos processos de elaboração, produção e difusão sobre as histórias indígenas, no mundo acadêmico e escolar.  Para isso, iniciaremos fazendo uma inserção pelas produções acadêmicas que reavaliaram o tratamento historiográfico dado ao índio no Brasil, de modo a perceber a reverberação dessas pesquisas no ambiente escolar. Para o segundo momento do trabalho, faremos um exame do conhecimento elaborado sobre o indígena para o ensino médio. Faremos uma caracterização dos modos como os nativos estão representados nos livros didáticos do ensino médio, a fim de avaliar as bases epistemológicas dessa produção escolar. Finalizaremos com uma proposta de aplicação para uma reavaliação da abordagem sobre os indígenas na história do Maranhão nas salas de aula do ensino médio. Nosso ponto de partida serão as fontes coloniais, notadamente, os manuscritos avulsos do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), as atas de vereação da Câmara de São Luís e crônicas.  Produziremos fichas temáticas que servirão de apoio ao trabalho docente em sala de aula sobre a participação dos indígenas no processo de colonização do Maranhão. Do ponto de vista metodológico, essas fichas serão nosso suporte para “caixas de diálogos” com o professor quanto à abordagem conceitual, conjuntural, cultural, dentre outros sobre as participações dos indígenas na História do Maranhão.  O objetivo é demonstrar as novas bases historiográficas que norteiam as atuais produções históricas para proporcionar um novo tratamento do tema e de possibilidades de debates com os alunos na aula.

Interno - 72199 - ALAN KARDEC GOMES PACHECO FILHO
Presidente - 73320 - HELIDACY MARIA MUNIZ CORREA