Banca de DEFESA: IARA SOUZA SILVA

DISCENTE: IARA SOUZA SILVA
DATA: 30/04/2018
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA

PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: novos olhares e outras perspectivas.

Ensino de História. Consciência Histórica. Educação do Campo.

ÁREA: História

Este estudo preocupa-se em refletir como a História e o Ensino de História, tomados a partir dos debates da consciência histórica, podem ser empregados na Educação do Campo. Dessa maneira, apresenta-se o percurso histórico da Educação Rural e o advento da Educação do Campo no Brasil, com seus princípios, marcos normativos, bem como suas concepções ainda em construção. A Educação brasileira direcionada para o campo em seu percurso histórico transformou-se ao longo de décadas e, com as mudanças no cenário nacional, desdobrou-se em duas vertentes opostas. A primeira, uma Educação Rural, construída a partir do paradigma capitalista, a qual entende o homem do campo apenas como mão de obra para o trabalho. Em oposição, a Educação do Campo, uma educação mais humana e norteada pelo viés emancipatório, que consideraria a realidade do campo. Também faz-se uma abordagem sobre como a Educação do Campo vem sendo empregada no que diz respeito ao processo de produção do conhecimento, quais as dimensões da História e que tipo de História nela aparece. Assim, é importante considerar as narrativas dos sujeitos envolvidos no contexto camponês, empreendendo uma escrita histórica norteada pelas narrativas, memórias e modos de vivências de homens e mulheres do campo. Essas reflexões são pertinentes para problematizar o conhecimento histórico e o Ensino de História, a maneira pela qual a História poderia contribuir para uma formação de consciência histórica no campo. Como campo empírico de observação, escolheu-se uma das escolas da Associação Escola Família Agrícola de Grajaú – MA (AEFAG-MA), a Escola Família Agrícola de Grajaú, de Ensino Médio Integrado a Educação Profissionalizante em Técnico Agropecuária (AEFAG-MA), norteada pela pedagogia da alternância. Localizada na comunidade Projeto Boa Vista, zona rural do município de Grajaú - MA, a escola resultou de intensas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras que residem na área. Os moradores do assentamento têm como principal fonte de renda a piscicultura e o cultivo de hortaliças. Como resultado das reflexões provocadas pela pesquisa, elaborou-se uma proposta pedagógica para o Ensino de História na Educação do Campo, considerando o diálogo com as categorias memória e identidade a partir das experiências cotidianas dos sujeitos do campo.

Presidente - 2510303 - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA
Interno - 2510337 - ANTONIO EVALDO A BARROS