Notícias

Banca de DEFESA: GLEICIANE BRANDAO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEICIANE BRANDAO CARVALHO
DATA: 10/04/2018
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO MESTRADO- PPGHEN
TÍTULO:

NOS CIRCUITOS DA HISTÓRIA: mulheres, memórias e identidades na educação em Cabo Verde através da cartilha temática : A participação das mulheres na construção da história de Cabo Verde.

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História, Mulheres, Cabo Verde, Independência


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Esse trabalho tem como foco perceber o lugar das mulheres na História de Cabo Verde e a forma como elas têm sido representadas na História ensinada no país. Cabo Verde constitui um dos países africanos com maior abertura para se trabalhar as questões de gênero, no entanto, quando se trata de levar tal conteúdo para os bancos escolares, ainda há muito a ser feito. Foi possível perceber, por meio de textos acadêmicos e pesquisa de campo, a efetiva participação das mulheres nas lutas pela independência do país, realidade que infelizmente ainda não é trabalhada na Educação Básica. Nesse sentido, através da análise dos manuais didáticos e programas das disciplinas, busca-se perceber os conteúdos trabalhados no ensino básico, no sentido de identificar qual o lugar ocupado pelas mulheres no processo de (re) escrita da história do país. Como forma de suprir algumas das lacunas identificadas, o presente trabalho apresenta uma cartilha temática intitulada “A participação das mulheres na construção da História de Cabo Verde, que visa resgatar a trajetória de algumas mulheres que detiveram uma importante atuação no processo de independência do país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2252542 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA
Interno - 70730 - ELIZABETH SOUSA ABRANTES
Externo ao Programa - 706.380.141-40 - PATRÍCIA ALEXANDRA GODINHO GOMES - UFBA
Notícia cadastrada em: 10/04/2018 12:36
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1