Banca de DEFESA: NATASHA NICKOLLY ALHADEF SAMPAIO MATEUS

DISCENTE: NATASHA NICKOLLY ALHADEF SAMPAIO MATEUS
DATA: 10/04/2018
LOCAL: UEMANET

ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL: a doutrina para crianças, de Ramon Llull e a produção do paradidático Ramon Llull e a Idade Média.

Ensino de História. Ramon Llull. Paradidático.

ÁREA: História

Este trabalho consiste em uma análise da educação medieval segundo o filósofo catalão Ramon Llull (1232-1316), e na elaboração de um paradidático (Ramon Llull e a Idade Média) destinado ao ensino básico. Como corpus documental, utilizou-se, principalmente, a obra Doutrina para Crianças (1274-1276), de Ramon Llull, dedicada ao seu filho Domingos, em que enfatizou a importância dos princípios cristãos na formação do ser humano por meio do ensino das virtudes, que deveriam ser incutidas no indivíduo o mais cedo possível, isto é, desde a infância. Nesses termos, esta pesquisa busca analisar como o filósofo projetou a formação ideal dos homens conforme a apresenta nessa obra, considerando-a por meio de uma educação moral. Especificamente, Llull escreveu para a sociedade do século XIII, influenciado pela concepção intelectual e religiosa de seu tempo. Teoriacamente, parte-se do pressuposto de que a história do imaginário pode se constituir em um caminho para o entendimento da sociedade medieval, principalmente no que se refere às crenças e ideias. Como fio condutor da análise aqui construída, estão presentes as obras de Le Goff, Lauand, Oliveira, Nunes, Costa, Nora, Halbwachs, Agostinho, entre outros, que discutem Idade Média, Educação e Memória. Para Llull, o objetivo da educação é permitir ao indivíduo todo conhecimento necessário para torná-lo capaz de agir e viver bem em sociedade. Portanto, o hábito constante da prática das virtudes era fundamental para o cumprimento dos princípios cristãos. Llull, coloca o homem como responsável por suas escolhas e ações. Com base nas pesquisas que apontam a importância desse filósofo no século XIII, considera-se que a adoção de um paradidático na sala de aula, permite aos alunos do ensino básico um aprofundamento sobre os ideais lulianos no contexto medieval, bem como estimula reflexões sobre os valores morais e éticos na atualidade, adquiridos por meio da educação.

Presidente - 73528 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER
Interno - 1583533 - ANA LIVIA BONFIM VIEIRA