Banca de DEFESA: INGRID LUANE CAMPÊLO DE OLIVEIRA

DISCENTE: INGRID LUANE CAMPÊLO DE OLIVEIRA
DATA: 30/04/2018
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA

A PRESENÇA DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL: construindo um material de capacitação docente como proposta de formação pedagógica entre práticas e discursos religiosos no espaço escolar.

Ensino de História, Ensino Religioso, Educação Pública, Formação Docente.

ÁREA: História

Partindo da problemática relação entre religião e setor educacional púbico, propomos neste trabalho uma análise durante a segunda metade do século XIX ao final do século XX sobre o processo de laicização da educação pública do Brasil. Compreendendo a emergência em debatermos sobre a presença de religiosos no cenário político do país mesmo após a estabelecida separação entre Estado e Igreja pela Constituição de 1891, temos por objetivo refletirmos a trajetória de regulamentação política do Ensino Religioso no Brasil através de caminhos políticos e jurídicos tocando em constituições nacionais e outras documentações vigentes que compõem e regulam a legislação do sistema educacional do país atualmente. Seguindo este sentido, a partir do olhar teórico-metodológico do ensino de História e de outras leituras do campo das Ciências Humanas e das Ciências Sociais, preparamos por fim um material de capacitação docente como proposta de formação pedagógica para professores e professoras do Ensino Fundamental II da rede pública com o seguinte título “Religião e educação pública: professor(a), você está preparado(a)?”. Objetivamos a partir disto, trazermos para o centro do debate do então cenário educacional, a importância em refletirmos sobre a presença das mais diversas formas de expressões religiosas no setor público da educação e de que forma isso pode interferir em realidades de intolerâncias no Brasil. Assim, contribuindo para um cotidiano escolar tolerante e consciente de que também é possível e necessário discutirmos as práticas e os discursos religiosos por um viés historicizado em sala de aula.

Presidente - 1583533 - ANA LIVIA BONFIM VIEIRA
Interno - 1412444 - FABIO HENRIQUE MONTEIRO SILVA