Banca de DEFESA: ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE

DISCENTE: ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE
DATA: 24/04/2018
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: relações entre diversidade cultural e novas linguagens e o Blog Inovar História.

Ensino de História, Ferramentas Pedagógicas, Maranhão.

ÁREA: História

Essa pesquisa tem como objetivo analisar práticas pedagógicas inovadoras, que incorporam temas relacionados à diversidade cultural e ao uso de novas linguagens para o ensino de História, com foco no Centro de Ensino Liceu Maranhense. Objetiva também intervir nesse processo, com a apresentação do blog Inovar História, ferramenta que hospeda as experiências pedagógicas narradas nesse texto e suscita a continuidade do debate sobre os temas caros a essa pesquisa. Como percurso para a consecução desses objetivos, explora elementos da diversidade cultural no contexto escolar, em diálogo com a renovação historiográfica assistida nas últimas décadas, especialmente relacionada ao ensino de História e a práticas pedagógicas inovadoras. Em seguida, analisa a legislação escolar relacionada à diversidade cultural e as possibilidades inauguradas por essa legislação, exemplificadas, na sequência, pelo relato de quatro experiências pedagógicas. Por fim, apresenta como produto o blog Inovar História, que hospeda tais experiências e tem como intuito se transformar em espaço permanente de debate sobre questões relacionadas à diversidade cultural e ao uso de novas linguagens para o ensino de História.

Presidente - 73346 - MARCELO CHECHE GALVES
Interno - 2251924 - MONICA PICCOLO ALMEIDA