Banca de DEFESA: REINILDA DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: REINILDA DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 23/04/2018
LOCAL: PRÉDIO DO MESTRADO EM HISTÓRIA

ENCANTARIA EM SALA DE AULA: ensino das religiões Afro-brasileiras e consciência histórica através de seções didáticas no Museu Afrodigital do Maranhão.

Ensino de História, Cotidiano Escolar, Consciência Histórica, Religiões afro-brasileiras.

ÁREA: História

Nesse trabalho a objetivo foi analisar o processo através do qual, no Ensino Fundamental maior da escola Centro de Ensino Sotero dos Reis, se consolidam certas formas de representar o universo material, simbólico e humano das manifestações religiosas de matriz africana, consubstanciando-se determinados tipos de consciência histórica na qual esses repertórios ou estão ausentes ou são estereotipados. Bem como pensar em como os alunos constroem consciência histórica sobre essas cosmologias. Para tanto, parto da hipótese de que há uma incoerência entre a realidade na qual alguns alunos estão inseridos e a ausência de discussão sobre essa realidade nas salas de aula. Para a materialização dessa pesquisa, utilizo como fontes os dados coletados em observações do cotidiano, documentos oficiais, currículo, manuais didáticos, resultados de questionários aplicados, Projeto Político Pedagógico e projetos internos da escola em diálogo com teóricos de diferentes áreas do conhecimento, especialmente da história, da antropologia e do campo dos estudos étnicos raciais. E como etapa final da pesquisa elaborei uma galeria online, composta de 5 seções, construídas a partir de textos e fotografias capturadas por mim. Esse produto será vinculado ao site do Museu AfroDigital, com o tema “Como trabalhar com religiões afro-brasileiras em sala-de-aula”, destinadas aos professores da educação básica e com indicações de como utilizar esse material tendo como base o conteúdo programático dos manuais didáticos da escola-campo.

Presidente - 2510337 - ANTONIO EVALDO A BARROS
Interno - 005.761.003-74 - WHERISTON SILVA NERIS - UEMA