Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI GIVAGO ALHADEF SAMPAIO MATEUS

DISCENTE: YURI GIVAGO ALHADEF SAMPAIO MATEUS
DATA: 22/08/2017
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA

A BALAIADA NA SALA DE AULA: ensino de História do Maranhão e produção de material paradidático.

Ensino de História. História do Maranhão. Materiais Didáticos.

ÁREA: História

Este trabalho propõe-se a produzir um material paradidático destinado aos estudos de História Regional do Maranhão, trabalhando com o movimento da Balaiada, ocorrida na primeira metade do século XIX, na preocupação de trazer a memória histórica, as identidades políticas, com destaque para consciência política das camadas populares envolvidas nesse movimento. Quanto aos objetivos específicos,trataremos acerca do Ensino da História Regional ou Local, especificamente, ao Ensino de História do Maranhão que há décadas enfrenta o problema da falta de materiais didáticos apropriados, atualizados e em sintonia com as exigências legais.Outro problema foi a implementação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), em que os conteúdos específicos da História do Maranhão, que ainda eram vistos no currículo nacional, deixaram de ser exigidos, o que gerou na quase exclusão dessa temática nas aulas de História. Analisaremos a produção didática utilizada em sala de aula sobre a História do Maranhãoe o contexto em que foram escritas. Exporemos as interpretações da Balaiada, uma das mais importantes revoltas do período regencial, abordando as interpretações dos autores contemporâneos desse movimento e também a perspectiva de autores posteriores ao movimento e contemporâneos aos nossos dias que dão um novo olhar para os rebeldes balaios. O interesse em fazer esse trabalho, por meio do Programa de Mestrado Profissional em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através da linha de pesquisa Memória e Identidade, é colaborar para a produção didática da História do Maranhão, divulgar a pesquisa acadêmica e a necessidade de levar os alunos a conhecerem a História do Maranhão, pensando acerca dos processos históricos para auxiliar na constituição desses alunos, enquanto sujeitos ativos, capazes de lerem o mundo ao seu redor. Além de colaborar para que os alunos conheçam interpretações da História do Maranhão, pensem acerca das suas origens e identidade e passem a valorizar a pluralidade étnica, cultural que compõe a formação social do Maranhão.

ound: white;mso-ansi-language:EN-US'> Teaching of History. History of Maranhão. Educational Materials.

Presidente - 70730 - ELIZABETH SOUSA ABRANTES
Interno - 2510337 - ANTONIO EVALDO A BARROS