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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATASHA NICKOLLY ALHADEF SAMPAIO MATEUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATASHA NICKOLLY ALHADEF SAMPAIO MATEUS
DATA: 29/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO INFANTIL E O CRISTIANISMO NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO IDEAL: a doutrina para crianças de Ramon Llull


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Ramon Llull. Memória. Salvação.


PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo a analisar a obra Doutrina para Criançascomo um manual de preservação da memória cristã. Falaremos de uma educação cristã que preparava a ser humano desde a infância para receber a mensagem bíblica. Pensar a educação medieval é quase que pensar a preparação para morte, já que a cultura ocidental se atemoriza diante da morte, e esse era um dos objetivos dessa educação, educar para salvar, educar para morrer quase em “perfeição”.A Igreja Católica buscou estratégias no que diz respeito à conquista ao mundo espiritual. Trata-se de pensar em uma instituição que “batalhou” muito ao longo da Antiguidade para conquistar seu espaço. Isso implica dizer não só a conquista espiritual, mas a intervenção em todos os segmentos da sociedade. A orientação dessa civilização deu-se sob a influência de outras culturas.Aqui cabe o grande desafio que é destacar a importância da reflexão no sentido de responder questões centrais sobre o liame entre a educação, memória, ensino e religiosidade. Dessa busca, Ramon Llull se destaca por ser um grande pensador cristão que conseguiu capturar a “mensagem cristã” considerada como mais importante da sua época, e colocou-se a serviço da Igreja, da educação, da filosofia, tentando sempre “resgatar” a mensagem cristã.Calcado nessa contínua referência escriturística, Agostinho punha a forma a serviço dos fins pedagógicos-catequéticos, portanto, da memória, que alimentaria a inteligência, a conduta moral, e a vida interior dos fiéis durante aquela semana, no trabalho, na vida familiar. Já que estamos falando de um período da história onde a religião tinha uma força incontestável, temos que levar em conta todo esse aparato religioso. Quando olhamos para um adulto, é necessário compreender que houve uma formação por trás daquele indivíduo, e isso é indispensável para pensarmos a educação como um elemento formativo do Ser, ou seja, o que está sendo incutidoserá futuramente reproduzido. Por isso para alguns teóricos quanto mais cedo à criança aprender, mais moldada ela será. Nesse sentido achamos importante compreender a proposta de educação do filósofo catalão Ramon Llull, que escreveu a Obra Doutrina para Crianças (1274-1276), justamente no intuito de ensinar seu filho, princípios que o mesmo considerava como importante.Ramon Llull estava preocupado com as necessidades do seu tempo. Todos nós temos uma preocupação específica em nosso contexto contemporâneo, assim como o homem medieval teve suas implicações, seus projetos educacionais objetivavam algo, e um desses enfatizaremos na formação do bom cristão, na aquisição de virtudes, da moral, ou seja, na formação do sujeito.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 73528 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER
Interno - 1583533 - ANA LIVIA BONFIM VIEIRA
Externo ao Programa - 082.535.208-83 - TEREZINHA OLIVEIRA - UEM
Notícia cadastrada em: 17/08/2017 09:03
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