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Banca de DEFESA: VICTOR GABRIEL DE JESUS SANTOS DAVID COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR GABRIEL DE JESUS SANTOS DAVID COSTA
DATA: 22/04/2024
HORA: 11:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Aplicando a Ciberaprendizagem no Ensino de História por meio
do Acervo Digital da Guerrilha do Araguaia


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Guerrilha do Araguaia. Ciberaprendizagem. Acervo Digital da Guerrilha do Araguaia.


PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:

A construção do site “Acervo Digital da Guerrilha do Araguaia” se destaca como uma iniciativa muito importante para a problematização do ensino acerca de um acontecimento histórico traumático, porém frequentemente negligenciado nas esferas educacionais e midiáticas contemporâneas: a Guerrilha do Araguaia. Entre 1972 e 1974, militantes do PC do B e militares das forças armadas protagonizaram um conflito sangrento com fins trágicos não apenas para eles, mas também para trabalhadores rurais que viviam no palco do conflito; uma região agrária que interliga os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Este material visa suprir as demandas pedagógicas dos estudantes do 9o ano, assim como dos docentes e pesquisadores interessadosno tema. Por meio da digitalização e disponibilização de recursos relacionados, o projeto busca estabelecer uma conexão entre a abordagem tradicional do ensino de história e as exigências atuais por instrumentos digitais. Ao embasar-se em diretrizes como a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular do Território Maranhense, e em Políticas de Educação Digital, bem como utilizar fontes como o jornal “A Classe Operária” e o Projeto “Orvil” como objetos fundamentais de pesquisa, esta dissertação propõe um trabalho pragmático que contempla tanto o ofício do fazer historiográfico quanto a prática pedagógica e cidadã no contexto contemporâneo. O foco recai não apenas na disponibilização dos documentos, mas também na análise crítica dos discursos e linguagens utilizados para interpretar os eventos da Guerrilha do Araguaia. Esta pesquisa, alinhada com os preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Ciberaprendizagem, argumenta que o Acervo Digital não apenas aprimora a experiência pedagógica, mas também impulsiona a produção acadêmica, criando um ambiente digital dinâmico que favorece a contínua atualização e aprofundamento do conhecimento histórico. Nesse sentido, a integração do Acervo Digital no meio acadêmico pode se tornar um pontocentral para a dinamização de aulas no ensino básico, futuras conferências, publicações e a formação de grupos de pesquisa dedicados ao estudo da Guerrilha do Araguaia, promovendo um ciclo virtuoso de inovação e investigação historiográfica com a prática pedagógica do Ensino de História.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 813850 - MONICA PICCOLO ALMEIDA CHAVES
Interno - 011.987.210-22 - LIDIANE ELIZABETE FRIDERICHS - Unisinos
Externo à Instituição - JULIANA ALVES DE ANDRADE - UFRPE
Notícia cadastrada em: 15/04/2024 16:37
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