Banca de DEFESA: RAIMUNDA DE JESUS MATOS SILVA

DISCENTE: RAIMUNDA DE JESUS MATOS SILVA
DATA: 23/04/2024

Memórias da luta pela terra no Assentamento Palmeiral-Vietnã em Esperantinópolis-MA: Caderno Didático Ensino de História e Educação do Campo

Título do Produto Educacional:
Ensino de História e Educação do Campo: Memórias da luta pela terra no Assentamento Palmeiral-Vietnã em Esperantinópolis-MA

Ensino de História; Educação do Campo; Caderno Didático; Luta pela terra; Assentamento Palmeiral-Vietnã.

ÁREA: História
SUBÁREA: História da América

A luta pela terra é uma realidade histórica no contexto brasileiro e, no Maranhão, a Lei Sarney de Terras (no 2.979, de 17 de julho de 1969) intensificou os conflitos pela terra no estado, ao garantir grandes quantidades de terras a empresas e fazendeiros, deixando os trabalhadores rurais sem condições de trabalho, razão pela qual começaram a se organizar em prol da luta pela terra. Parte dessa historicidade é esquecida, porque o Ensino de História não abarca tais fatos, sobretudo na voz dos(as) trabalhadores(as) rurais. No enfrentamento do projeto educacional disponibilizado aos camponeses(as), “as sobras educacionais”, nasce a Educação do Campo, preocupando-se com a formação política dos(as) camponeses(as) enquanto classe e sujeitos de direito, uma educação que visa atender os interesses coletivos da classe. Esta pesquisa objetiva compilar e analisar memórias da luta pela terra no Assentamento Palmeiral-Vietnã (Esperantinópolis-MA), a fim de atender a um ensino contextualizado, que faça parte da história da comunidade que abriga a escola, e, para tanto, elaborou-se um Caderno Didático que articula os pressupostos do Ensino de História e da Educação do Campo, voltado ao 9o ano da Escola Municipal Jefferson Moreira, podendo ser usado em outras escolas do campo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é diagnóstica, exploratória e explicativa, tendo sido feita observação na escola, realizadas entrevistas subsidiadas pela História Oral. Apesar de o assentamento pesquisado apresentar uma descontinuidade quanto à Educação do Campo, este paradigma educacional, aliado ao Ensino de História, corresponde a uma possibilidade de construção do conhecimento histórico que valoriza as identidades dos estudantes como sujeitos do campo.

Externo ao Programa - 765.407.823-49 - CRISTIANA COSTA DA ROCHA - UESPI
Interno - 047.944.553-21 - RAISSA GABRIELLE VIEIRA CIRINO - UEMA