Banca de DEFESA: LUIS CLAUDIO SANTANA PEREIRA

DISCENTE: LUIS CLAUDIO SANTANA PEREIRA
DATA: 31/03/2024

Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de história: estudo do uso da metodologia video-processo como ferramenta de aprendizagem nas aulas de história

ensino de história; metodologias ativas; vídeo-Processo; aprendizagem colaborativa.

ÁREA: História

Atualmente, o ensino de História enfrenta o desafio de se modernizar em um mundo em constante transformação, com a necessidade de empregar novas tecnologias educacionais e metodologias de aprendizagem. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo avaliar o potencial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de história por meio da metodologia audiovisual “vídeo-processo” para a produção de vídeos educativos de curta duração por estudantes do ensino médio. A pesquisa foi conduzida no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com uma abordagem qualitativa e quantitativa, além de procedimentos de pesquisa-ação. O projeto “Conhecendo a história do Maranhão através do seu patrimônio” foi criado para verificação do potencial desta metodologia tendo como objetivo valorizar a história do Maranhão por meio de seus bens culturais, em especial o patrimônio do IEMA Rio-Anil, buscando contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, como: trabalho em equipe, resolução de problemas, organização, cooperação, interesse e responsabilidade, contribuindo para a formação de uma consciência histórica e para a valorização da história local. Como resultado, foi gerado um guia metodológico para a produção de vídeos de curta duração utilizando a metodologia do vídeo-processo, que pode ser utilizado por professores e estudantes. As produções audiovisuais realizadas pelos estudantes demonstraram a eficácia desse recurso em promover a aprendizagem da história local, ao aproximar os estudantes de seu cotidiano, especialmente de seus bens culturais. Este estudo contribui, assim, para a expansão das práticas educacionais contemporâneas no ensino de História, incorporando inovações tecnológicas e estratégias de aprendizagem colaborativas.

Interno - 805549 - ELOY BARBOSA DE ABREU
Presidente(a) - 047.944.553-21 - RAISSA GABRIELLE VIEIRA CIRINO - UEMA