Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO LOPES DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LOPES DA SILVA FILHO
DATA: 19/02/2024
LOCAL: Google Meet

Ensino de História, Teatro e Transgêneridades: Consciência histórica e visibilidade trans na cia de teatro Os Satyros (2004 – 2019)

Ensino de História - Trangêneros - Os Satyros - Brasil Contemporâneo

ÁREA: História
SUBÁREA: História Antiga e Medieval

A presente tese de doutorado tem como objetivo analisar a partir dos espetáculos produzidos vno âmbito da Trilogia do Antipatriarcado, da cia de teatro paulistano Os Satyros, a produção de consciência histórica em pessoas transgêneras, como elemento capaz de potencializar a (re)socialização e permanência na escola formal. Ora fundamentado nessa reflexão, esta pesquisa busca elaborar um produto educacional que auxilie no aperfeiçoamento e formação continuada de professores de história da educação básica, para o desenvolvimento de atividades acerca da temática de gênero e diversidade sexual. Para atingir nossos objetivos realizamos uma análise historiográfica sobre o grupo de teatro em questão, além das experiências geradas por meio do desenvolvimento de projetos de extensão pedagógica em duas escolas da rede municipal de educação da cidade de Timon, no estado do Maranhão, e também no campus Heróis do Jenipapo, da Universidade Estadual do Piauí, no município de Campo Maior, no Piauí. Para nos auxiliar teóricamente nos apropriamos dos conceitos de teatro veloz (CABRAL, VÁZQUES 2004.) contemporaneidade (AGAMBEN, 2010), subjetividade de (PELBART, 2000), transposição didática (Yves Chevallard (1991), consciência histórica (RÜSEN, 2001.), heteroterrorismo (BENTO, 2011.) e gênero e sexualidade (BUTLER, 1998.).

Presidente(a) - 7238 - ANA LIVIA BOMFIM VIEIRA
Interno - 7128 - FABIO HENRIQUE MONTEIRO SILVA