Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAQUINA CARVALHO SOUSA

DISCENTE: JOAQUINA CARVALHO SOUSA
DATA: 11/12/2023

ONDE ESTÃO ELAS? Representações das mulheres da Grécia Antiga nos livros didáticos adotados pelo IEMA

Ensino de História. Mulheres Gregas. Grécia Antiga. Livro didático.

ÁREA: História
SUBÁREA: História Antiga e Medieval

A pesquisa versa a respeito das representações das mulheres da Grécia Antiga nos livros didáticos adotados e utilizados nas aulas de História pelo Instituto Educação do Maranhão. Nesse itinerário analisamos como a disciplina de História vem sendo abordada ao longo do tempo nas escolas brasileira, assim como apresentamos o debate em torno das problemáticas específicasreferentes ao ensino de História Antiga em nosso país. Analisamos também aspectos relevantes referentes a História das Mulheres na Grécia Antiga e como estas são representadas nos livros didáticos utilizados no IEMA. Por fim, apresentamos uma proposta de sequência didática objetivando contribuir com as ações pedagógicas desenvolvidas por professores de História da rede estadual no ensino de História Antiga da Grécia que tratam das mulheres.

Presidente(a) - 7238 - ANA LIVIA BOMFIM VIEIRA
Interno - 079.450.206-74 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS - UEMA