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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA DOS ANJOS PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA DOS ANJOS PEREIRA
DATA: 18/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A IMPRENSA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: análise do discurso dos jornais durante o Golpe de 1964 através d’O Globo e da Última Hora.


PALAVRAS-CHAVES:

Golpe de 1964; Ensino de História; O Globo; Última Hora; Imprensa; Representações; Jornais.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O golpe civil-militar de 1964 ainda é alvo de disputas de narrativas, por ser um acontecimento recente na história contemporânea do Brasil bem como por ser objeto de estudos revisionistas. Refletir sobre os fatos históricos que ocorreram naquele contexto nos faz olhar para o presente e pensar nas rupturas e continuidades que ocorreram após o golpe de 1964. Sendo assim, é relevante chamar atenção para o projeto ideológico que estava sendo construído no Brasil a partir desse fato, que rompeu naquele momento com a República democrática que vinha sendo construída. O golpe efetuado contra João Goulart foi articulado com o apoio de importantes setores da sociedade civil, empresários, grupos políticos e a imprensa. Sabe-se que outros setores da sociedade estiveram envolvidos na construção do golpe e tal fato foi crucial para a articulação civil-militar ganhar ainda mais força em 1964. Neste trabalho o objetivo principal é construir um produto educacional que contribua com o ensino de História na análise do golpe civil-militar de 1964, investigando o contexto a partir dos jornais O Globo e Última Hora, destacando os seus posicionamentos e apresentando uma proposta de uso dos jornais como fonte para o ensino destacando a participação da sociedade civil naquela conjuntura. A metodologia que foi utilizada nessa pesquisa consiste em uso de referencial teórico e historiográfico referente ao golpe de 1964 para compreender os processos políticos e sociais que ocorreram durante 1961 a 1964, com ênfase em obras que analisam a atuação da sociedade civil. Além disso, foi feita a análise de discurso a partir de Roger Chartier (1990). Como resultado desse trabalho, foi produzido o produto educacional o livro paradidático, com o título: História e Imprensa: o golpe civil-militar de 1964 através dos jornais, para alunos do terceiro ano do ensino médio. Dessa maneira, pretende-se colaborar com valorização do ensino de História e o uso das fontes jornalísticas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 011.987.210-22 - LIDIANE ELIZABETE FRIDERICHS - Unisinos
Externo à Instituição - VICTOR DE OLIVEIRA PINTO COELHO - UFMA
Presidente(a) - 7236 - YURI MICHAEL PEREIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 06/12/2023 11:28
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