Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA ROBERTA DOS ANJOS DIVINO

DISCENTE: CLAUDIA ROBERTA DOS ANJOS DIVINO
DATA: 22/11/2023

SOBRE) VIVÊNCIAS DA FÁBRICA À ESCOLA: memórias,registros e narrativas de professoras do Rio Anil em São Luís-MA entre os anos de 1994 e 2018 à luz de um museu virtual educativo para pesquisa histórica

Palavras-chave: Memória, Narrativas de vida, Museu Virtual, Ensino-Aprendizagem, Práxis Pedagógica.

ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

O presente estudo busca investigar o potencial da inserção dos Museus Virtuais no processo de ensino/aprendizagem, objetivando questionar sobre a relação entre as narrativas de vida de professoras com o processo histórico ocorrido na antiga Fábrica do Rio Anil e a perspectiva social e educacional desenvolvida nesse período de transição para o Iema Pleno Rio Anil. A proposta da pesquisa é relevante, pois alguns questionamentos foram estabelecidos com o intuito de alcançar o objetivo desejado, dentre eles: Qual a dimensão das narrativas de vida das professoras do Rio Anil, como fonte de pesquisa histórica? Quais transformações foram estabelecidas a partir das experiências vivenciadas por essas professoras e a perspectiva socioeducacional desenvolvida no período do CINTRA? O museu virtual pode ser utilizado na escola como instrumento pedagógico de auxílio no processo ensino-aprendizagem? Tal abordagem se justifica como possiblidade de reflexão docente sobre a práxis pedagógica, buscando por alternativas que prezem pelo trabalho colaborativo e multidisciplinar. A base teórica utilizada nesta pesquisa está alicerçada nos estudos de Maurice Halbwachs, Michel PollaK, Verena Alberti, Lucilia Delgado, Joaquim Itapary, Pierre Levy, dentre outros que contribuirão para o embasamento deste estudo. Num primeiro momento, busquei mapear os sujeitos históricos, na figura de professoras que participaram do processo educativo do antigo CINTRA, além de realizar o levantamento em jornais, revistas, fotografias e no acervo pessoal destas professoras, em seguida se realizou a entrevista qualitativa estruturada após o mapeamento dessas profissionais, buscando analisar a importância dessas agentes sociais nesse processo educacional. Almejo, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os debates que envolvem não apenas a criação de museus virtuais na escola, mas também a formação de profissionais reflexivos como caminho para a transformação da prática docente.

Interno - 6678 - ELIZABETH SOUSA ABRANTES
Presidente(a) - 844849 - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO