Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO PENHA EVERTON

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO PENHA EVERTON
DATA: 23/09/2023
LOCAL: Via Google Meet

A QUESTÃO EDUCACIONAL INDÍGENA DOS TENETEHARA-GUAJAJARA: da Educação Cristã-Civilizatória Capuchinha ao Projeto Civilizatório-Nacional do SPI no Município de Barra do Corda – MA (1889 - 1945)

Produto Educacional: HISTÓRIAS DE UM MESTRE TENETEHAR-GUAJAJARA NO SERTÃO DO MARANHÃO: as memórias de um homem de 130 anos

indígenas Tenetehar-Guajajara, ensino de historia

ÁREA: História

Tópico explicativo sobre o caráter da tese, de duplicidade de funções, a acadêmica, para a qual se presta em função da própria ritualística dos programas de pós-graduação, e informativa aos sujeitos não acadêmicos. A tentativa, na tese, é de construção de um texto de conteúdo profundo, mas simples em sua forma e linguagem. O outro ponto, o “convite” que nomeia o tópico, é uma provocação. Propor pesquisas relacionadas à temática indígena, certamente, impõe desafios aos pesquisadores, dos quais um dos mais difíceis é o de localizar os indígenas como sujeitos da contemporaneidade, ampliando o significado prático de pesquisar nessa seara, fugindo-se das ideias do “índio no passado”, “índio genérico” ou do “fóssil vivo”, como muitas vezes eram considerados esses povos. Para tanto, a provocação que se lança nesse tópico tem seu mote através da demonstração de permanências nas problemáticas das relações entre indígenas Tenetehar-Guajajara e a sociedade envolvente, sobretudo acerca das relações de poder e violência, infelizmente, comuns na região. Apresenta-se notícias e relatos dos indígenas como signos desses problemas e como justificativa do quanto é importante lançar um olhar sobre as situações que enfrentam, visto que não foram superadas, tampouco são uma especificidade do período com o qual se trabalha na tese. No decorrer da explanação 10 deste tópico, são apresentadas características da região. Relevo, hidrografia, paisagens, configuração da população atual e características relevantes para a discussão que se propõe.

Presidente(a) - 036.807.558-30 - ALAN KARDEC GOMES PACHECO FILHO - UEMA
Interno - 6935 - HELIDACY MARIA MUNIZ CORREA