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Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO HENRIQUE BAIMA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIO HENRIQUE BAIMA GOMES
DATA: 28/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE “ESCOLA SEM PARTIDO”: a ascensão do conservadorismo e as disputas de narrativas na construção do saber histórico escolar na (2014 - 2020)

Produto: Online Course Teaching History and Democratic Education


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Escola Sem Partido; Educação Democrática


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A pressente pesquisa tem como objetivo analisar as discursividades produzidas pelo movimento Escola Sem Partido em relação ao livro didático de História, seus conteúdos e práticas de ensino dessa disciplina escolar. Na conjuntura atual, marcada pela crise da democracia e ascensão do conservadorismo, movimentos como o Escola Sem Partido tem disputado espaço no campo educacional, se estendendo ao ensino de História escolar, com o objetivo de fixar narrativas sobre a história ensinada que dialoguem com os valores liberais-conservadores, assim como também as que deslegitimam o papel do ensino de História para a formação cidadã e democrática dos educandos. Para acessar essas discursividades presentes no corpus documental, no caso, os textos/arquivos presentes no site do movimento, utilizou-se como ferramenta teórico-metodológica a análise do discurso francesa, o que tem possibilitado a compreensão dos mecanismos de produção e funcionamento dos discursos do movimento Escola Sem Partido em seus espaços de atuação. No decorrer da pesquisa, tem se avaliado os possíveis impactos das narrativas do movimento Escola Sem Partido sobre a História escolar e seu ensino pois, ainda que sua forma em Projeto de Lei tenha sido derrotada juridicamente, observou-se que o Escola Sem Partido tem produzido efeitos sobre o cotidiano escolar, em especial, durante as aulas de História, onde os docentes se veem diante de constantes tentativas de interdições e deslegitimação do seu trabalho. Já, em relação a disciplina escolar de História, observou-se o interesse por parte desse movimento em esvaziar a importância dessa disciplina para a formação democrática e cidadã dos educandos, ao mesmo tempo em que investe na construção de um tipo de material didático, conteúdos desejáveis e prescrições que dialogam com os valores liberais-conservadores do Escola Sem Partido. Com intuito de responder a esse cenário, optamos pela proposta de produto técnico e tecnológico, na modalidade online, no caso, o curso de aperfeiçoamento docente para professores de História da Educação Básica, intitulado “Ensino de História e Educação Democrática”, que se propõe a construir, colaborativamente, conexões teóricas de reforço de valorização do ensino de História na formação cidadã e democrática, dos seus profissionais, da disciplina escolar e da História enquanto ciência.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO DE ARAÚJO PENNA - UERJ
Interno - 375.960.528-19 - LEONARDO DALLACQUA DE CARVALHO - UEMA
Presidente(a) - 6937 - MARCELO CHECHE GALVES
Interno - 813850 - MONICA PICCOLO ALMEIDA CHAVES
Externo à Instituição - RAFAEL VAZ DA MOTTA BRANDÃO - UERJ
Notícia cadastrada em: 11/09/2023 14:34
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