Notícias

Banca de DEFESA: LARYSSA GOMES PIMENTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARYSSA GOMES PIMENTA
DATA: 26/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

 Ensino de História: a luta pela terra nos jornais impressos da ilha de São Luís – MA (1980).

Produto Educacional: O CAMPO ESTÁ EM PAUTA: movimentos sociais de luta pela terra e reforma agrária nos jornais impressos na ilha: um website.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Imprensa. Conflito Agrário. Médio Mearim – MA


PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente trabalho analisa o aparecimento e o acirramento de conflitos agrários na região do Médio Mearim – MA na década de 1980, tendo como foco os estudos acerca da organização política e social de camponeses em entidades político-religiosas que lutam pelo direito de acesso, permanência e usufruto da terra. Para a concretização de nossos objetivos, utilizamos a imprensa como fonte de pesquisa, entendendo-a enquanto importante agente político, ativo socialmente, capaz de fornecer para nós pesquisadores, as mais diversas informações. Partindo deste ponto, buscamos abordar a imprensa a partir de seus múltiplos usos e dos agentes presentes nos bastidores dos jornais, com o intuito de melhor compreender os discursos por eles veiculados, analisando o processo de criminalização e legitimação do uso da violência contra camponeses; para tal estudo, buscamos utilizar os três jornais de maior circulação na ilha de São Luís: O Estado, O Imparcial e o Jornal Pequeno. A posteriori, estendemos nossas análises e debates acerca da articulação campesina no meio rural em conjunto com entidades e projetos ligados a Igreja Católica progressista, que atuavam na região de estudo por meio da Comissão Pastoral da Terra – CPT, da Ação dos Cristão no Meio Rural – ACR e das Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s, debatendo sobre suas estratégias de luta e resistência diante dos crimes cometidos na região. Como parte deste percurso, realizamos também um trabalho de mapeamento e catalogação dos conflitos agrários da região de estudo e dos tipos de violência empregados contra os camponeses, utilizando como fonte os arquivos da Comissão Pastoral da Terra (Regional e Nacional), as crônicas do Frei Francisco Adolfo Temme e o Dossiê “Assassinatos no Campo: crime e impunidade 1964-1985”, produzido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Por fim, a partir dos estudos e reflexões acerca da importância da História Agrária Maranhense e da incorporação de diferentes temáticas no ensino, que propomos por meio de um e-book intitulado, O campo está em pauta: movimentos sociais de luta pela terra e reforma agrária nos jornais impressos da ilha de São Luís, levar para o chão da escola, o uso de novas e diferentes ferramentas de ensino, para além do livro didático, os próprios jornais e outras fontes, proporcionando a discentes e docentes, uma aproximação acerca da História Rural maranhense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7237 - MARCIA MILENA GALDEZ FERREIRA
Interno - 6937 - MARCELO CHECHE GALVES
Externo à Instituição - AIRTON DOS REIS PEREIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 14:12
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1