Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EVA ERLENE FRANCO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVA ERLENE FRANCO DE SOUSA
DATA: 07/06/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO:

CULTURA POPULAR E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA: Um estudo sobre as danças populares do Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias (CEFOL) em face da história e memória.

 

Produto Educacional: Um tour pelo Museu Folclórico Caxiense: Identificando a cultura afro-brasileira nas danças folclóricas



PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Popular; Memória; Identidade afro-brasileira; Ensino de História.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Esta pesquisa bibliográfica e de campo tem a relevância de ressaltar a
disseminação do conhecimento da cultura popular abrangendo as questões que se
relacionam com a cultura afro-brasileira. As manifestações populares produzidas através
do Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias (CEFOL), revelam identidade de grupos
locais, em que imperam o encontro da cultura popular com características marcantes das
brasilidades e que estão relacionadas a herança cultural negra. Dessa forma, com o
objetivo de analisar o contexto histórico, social e memorialístico produzido pelo CEFOL,
onde é possível perceber a importância da instituição como um lugar de preservação da
cultura afro-brasileira e salvaguarda do patrimônio cultural, logo que significa um espaço
de identidades que circundam o conhecimento da história local. Caracterizar este espaço
como museu, é trazer discursões que permeiam o caráter ideológico, pois, quando falamos
em rememoração, nada mais é que a permanência de uma celebração da memória,
podendo esta ser coletiva e individual das manifestações estritamente culturais. Este
presente trabalho elenca discursões de autores como Gisélia C. Silva (2008), Le Goff
(2003), Stuart Hall (2005), Martha de Abreu (2003), dentre outros que abordam questões
como identidade, cultura popular, museu como local de salvaguarda e memórias. O
produto educacional encontra até o momento em construção, do qual será desenvolvido
uma cartilha educativa e será efetivado com base em um estudo-campo sobre os
conhecimentos dos alunos do ensino fundamental a respeito do tema de cultura popular,
identidade afro-brasileira e reconhecimento da história dos folguedos caxienses.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7128 - FABIO HENRIQUE MONTEIRO SILVA
Externo à Instituição - RAIMUNDO INÁCIO SOUZA ARAÚJO - UFMA
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 12:32
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1