Banca de DEFESA: AMANDA JAQUELINE REIS PEREIRA

DISCENTE: AMANDA JAQUELINE REIS PEREIRA
DATA: 25/05/2023
LOCAL: Sala virtual Google Meet

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E COMUNIDADES NEGRAS:
metodologias contextualizadas para a comunidade Piratininga, Bacabal - MA.

Produto Educacional: APLICATIVO SABERES QUILOMBOLAS E EDUCAÇÃO.

Ensino de História, comunidades negras quilombolas, educação escolar quilombola e metodologias de ensino.

ÁREA: História

Apesar de todas as lutas e conquistas das comunidades negras quilombolas, principalmente no contexto educacional, com a Resolução n. 8, de 20 de novembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, a realidade das escolas quilombolas ou em territórios
quilombolas ainda é baseada em um ensino tradicional, com pouca representatividade da trajetória histórica das comunidades. Consequentemente, o ensino não se articula, em sua complexidade, com as identificações e especificações étnico-raciais desses grupos. Refletindo sobre tal problemática e percebendo a importância de uma ressignificação da educação escolar quilombola, no sentido de um ensino contextualizado com as identificações das comunidades negras quilombolas, é que, nesta pesquisa, desenvolve-se a discussão e a contextualização de propostas e metodologias de ensino para a educação escolar quilombola das escolas Centro de Educação Quilombola Professora Maria Cleusa Silva de Oliveira e Unidade Escolar Infantil Mãe Geniz, localizadas em Bacabal/MA. De maneira mais específica, pretende-se refletir sobre as possibilidades do ensino de História como produtor de diferenças e ressignificação da educação escolar quilombola. Todavia, no processo de implementação das políticas educacionais para educação quilombola, percebe-se uma relação convergente com as questões articuladas com a incorporação dos saberes sobre a História e a cultura afro-brasileira e africana, nos currículos escolares oficiais, abrindo os caminhos para diversas políticas educacionais voltadas às populações negras. Sobre o percurso metodológico do estudo, este se denomina como descritivo e exploratório, com uma natureza qualitativa. Descritivo no sentido de apresentação da realidade histórica, social e política da educação escolar quilombola, através das discussões de autores e diálogos com representantes educacionais da comunidade Piratininga. Exploratório por conhecer o objeto pesquisado e o familiarizar com o pesquisador, na perspectiva de contemplação do objeto e dos sujeitos envolvidos no estudo, no caso educadores e educadoras que desenvolvem o ensino em escolas quilombolas através da modalidade “educação escolar quilombola”, bem como os (as) professores (as) de História, no sentido de possibilitar a elaboração de um saber histórico diferenciado. Com o olhar atento ente a relação do Ensino de História e a educação escolar quilombola, a pesquisa estrutura-se em 4 capítulos, acompanhados do produto educacional. Em sua composição, o material descreve metodologias de ensino para a aplicação de uma Educação Escolar Quilombola recontextualizadas, principalmente, na etapa do ensino Fundamental II, explorando, assim, as experiências das comunidades negras quilombolas no ambiente escolar.

Externo ao Programa - 7178 - CYNTHIA CARVALHO MARTINS
Interno - 805533 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA