Notícias

Banca de DEFESA: IASMIN MARIA ANDRADE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IASMIN MARIA ANDRADE DA SILVA
DATA: 19/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual Meet
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO DO ETHOS VIRIL SERTANEJO NAS OBRAS UMA MULHER VESTIDA DE SOL DE ARIANO SUASSUNA E SEM LEI NEM REI DE MAXIMIANO CAMPOS: a defesa da honra no século XX.

Produto: ENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA

NORDESTINA: QUESTÕES DE GÊNERO EM PAUTA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Nordeste. Identidade Masculina Viril. Literatura.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A presente pesquisa buscou estabelecer um diálogo entre as questões de gênero a partir de uma prática multidisciplinar, isto é, fazendo uma relação entre História e Literatura no ensino de História na Educação Básica (Nível Médio). Para isto, utilizou-se as obras Uma mulher vestida de sol do autor Ariano Suassuna e Sem lei nem rei do autor Maximiano Campos para realizar esse diálogo com o espaço regional nordestino do século XX e seus aspectos socioculturais. Para tanto, pensou-se na interlocução das obras literárias com as questões de gênero no Nordeste do início do século passado, de modo que houve a necessidade de compreender os aspectos relacionados a criação do Nordeste como região e consequentemente do que se entende por nordestino. Desse modo, analisa-se a formação da identidade nordestina, em especial a construção da identidade nordestina viril, voltada para o sujeito masculino viril que se demonstrasse um “verdadeiro cabra macho”. Ademais, faz-se uma relação desses elementos com a literatura regional do século XX que era intencionada a definir e legitimar a identidade nordestina viril. Nesta perspectiva, para aprofundarmos as discussões, o uso de um pensamento multidisciplinar, isto é, da Literatura como fonte para a História nos serviu de base para pensar os conceitos de identidade, masculinidade, virilidade, honra e violência voltados para o cenário nordestino e seus sujeitos. Assim, relacionando a História, a Literatura e o Ensino de História a partir de discussões voltadas para as questões de gênero e a multidisciplinaridade se configura como reflexão base para essa pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 844849 - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 047.944.553-21 - RAISSA GABRIELLE VIEIRA CIRINO - UEMA
Externo à Instituição - FERNANDO BAGIOTTO BOTTON - UESPI
Notícia cadastrada em: 19/04/2023 11:50
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1