Banca de DEFESA: LAMARCK SOUZA ALCANTARA ARAUJO

DISCENTE: LAMARCK SOUZA ALCANTARA ARAUJO
DATA: 10/03/2023
LOCAL: Via Google Meet

ENTRE CLIQUES E REMINISCÊNCIAS: Os subsídios do documento fotográfico no ensino da história local de Barra do Corda/MA.

Produto Educacional: A HISTÓRIA LOCAL NA FOTOGRAFIA: uma proposta didático-metodológica para o ensino de história de Barra do Corda/MA.

Ensino de História; História local; Memória; Fotografias; Barra do Corda/MA.

ÁREA: História

A presente pesquisa apresenta e discute as contribuições do uso da fotografia através de um procedimento didático-metodológico para o ensino da história local de Barra do Corda/MA, exemplificada sua aplicação por meio da igreja-monumento na condição de lugar de memória do conflito de Alto Alegre ocorrido em 1901. O estudo propõe refletir sobre as formas que a história local se manifesta por meio da fotografia enquanto fonte histórica de informação numa abordagem que obedeça às particularidades da localidade, instituindo a capacidade informativa do documento fotográfico tão capilar na modernidade. Tais compreensões são fundamentais para valorização da memória e dos espaços formadores de uma identidade cultural e social que a História enquanto disciplinar escolar pode oferecer de forma efetiva, a fim de situar o estudante à sua realidade e seu lugar de convivência. Ademais, busca-se incentivar uma metodologia ativa e dinâmica de aprendizagem, utilizando-se de arquivos imagéticos públicos e privados que caracterize aspectos sociais e históricos da localidade no qual os estudantes estão inseridos. A abordagem teórico-metodológica a respeito das fontes imagéticas foi aportada por diversos autores, tais como: Mauad (1996), Kossoy (2007), Molina (2007), Belting (2014), Schwarcz (2014), dentre outros. Somado a isso, os autores Brandes (1994), Everton (2016), Carvalho (2017), Sarmento (2018), Silva (2020), Everton (2021), proporcionaram importantes discussões no que tange ao contexto histórico-cultural na formação do município de Barra do Corda. Como produto/processo educacional foi elaborado uma cartilha digital orientadora com os procedimentos didático-metodológicos no uso de documentos fotográficos para orientar a atividade educativa do professor de história na educação básica.

Presidente(a) - 6822 - ALAN KARDEC GOMES PACHECO FILHO
Externo ao Programa - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE