Banca de DEFESA: MARIA DE JESUS CAMARA MINEIRO

DISCENTE: MARIA DE JESUS CAMARA MINEIRO
DATA: 15/02/2023
LOCAL: Via Google Meet

A NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA: teoria e prática no processo ensino-aprendizagem.

Produto Educacional: CURSO A NEUROCIÊNCIA APLICADA AO ENSINO DE HISTÓRIA.

Ensino de História. Formação de Professores. Neurociência e Ensino.

ÁREA: História

O presente estudo objetiva analisar e fomentar a relação entre Neurociência, formação de professores e processo de ensino e aprendizagem da disciplina História, com professores de História da terceira etapa da Educação Básica nas escolas da sede do Município de Pinheiro Ma. Através desta pesquisa pretende-se identificar conhecimentos necessários em relação à neurociência na formação de professores de História para que se possa compreeender o desenvolvimento humano no processo ensino e aprendizagem, além de apontar a contribuição da Neurociência para a formação destes professores. Será necessário também, identificar e analisar possíveis cursos, minicursos e disciplinas ministradas em graduação no Brasil sodre a Neurociência voltada para formação de professores, com vistas à proposição, execução e avaliação de um curso de atualização de 60 horas sobre Neurociência aplicada ao Ensino e à Didática da História. O presente trabalho será realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo utilizando método misto, onde a abordagem será qualitativa e quantitativa com aplicação de questionários e entrevistas com uma média de 60 professores de História da terceira etapa da Educação Básica das escolas CEE D.Ungarelli, CEE-José de Anchieta, Colégio Pinheirense e Fundação Bradesco existentes no município de Pinheiro MA. O instrumento desta pesquisa será entrevista semiestrutura, visando a compreensão dos elementos envolvem os fenômenos humanos e sociais presentes no âmbito universitário. A entrevista, semiestruturada, combina perguntas fechadas e abertas e terá vinte questões em que o entrevistado terá condições de discorrer sobre o tema proposto, abrangendo o objetivo da pesquisa. Após realização de entrevistas e observação serão analisados possíveis cursos, disciplinas e minicursos ministrados no Brasil e destinados a graduandos de licenciatura em História com vistas a subsidiar a elaboração, oferta e posterior avaliação de um curso de atualização na área de Neurociência.

Presidente(a) - 845512 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Interno - 7385 - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS