Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANICE MACHADO NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANICE MACHADO NEVES
DATA: 28/11/2022
HORA: 15:00
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA (PPGHIST/UEMA) via plataforma Google Meet
TÍTULO:

PRÁTICAS POLÍTICAS E SOCIAIS DAS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIALISTAS NO IMPÉRIO PORTUGUÊS: o caso da Santa Casa de Misericórdia do Maranhão (1652-1750).

Produto Educacional: POR DENTRO DA MISERICÓRDIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Política Assistencialista. Maranhão Colonial. Santa Casa de Misericórdia.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente trabalho versa sobre a atuação da Santa Casa de Misericórdia (SCM) de São Luís do Maranhão, entre 1652 a 1750, uma Instituição da Corroa portuguesa promotora das políticas assistencialistas de valorização da caridade e das práticas e costumes em todo o Império Ultramarino. Instituída por esforço dos moradores da terra e incentivos da Coroa portuguesa a SCM, além de administrar serviços fundamentais dentro dos espaços urbanos, foi um dos sustentáculos dos poderes locais. O problema norteador da pesquisa é: como as estruturas político, sociais e culturais do império português determinavam e mantinham a instalação, atuação, expansão das Santas Casas de Misericórdias em terras ultramarinas e como essa instituição impulsionava a política assistencialista na elite local? O objetivo maior deste trabalho é apresentar a SCM para pensar as práticas políticas, administrativas, culturais e sociais da época colonial no Brasil e Maranhão e, por meio dessa Instituição, auxiliar professores e alunos dos Anos Finais do ensino fundamental no ensino/estudo da História do Maranhão colonial a conhecer e compreender as lógicas de organização dessa sociedade. Nesse sentido, partimos dos textos normativos que organizam o ensino como a Base Nacional Comum Curricula (BNCC) e o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) até chegar à proposta de elaboração de um produto pedagógico que possa ser utilizado nos Anos finais do Ensino Fundamental. Do ponto de vista metodológico investigamos o acervo digital do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), além de documentos correlacionados produzidos pela comunicação entre os irmãos da Santa Casa de Misericórdia de São Luís e autoridades do Reino.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÁUDIA CRISTINA AZEREDO ATALLAH - UFF
Interno - 805549 - ELOY BARBOSA DE ABREU
Presidente(a) - 6935 - HELIDACY MARIA MUNIZ CORREA
Notícia cadastrada em: 20/10/2022 09:48
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1