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Banca de QUALIFICAÇÃO: LARYSSA GOMES PIMENTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARYSSA GOMES PIMENTA
DATA: 27/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA (PPGHIST/UEMA) via plataforma Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE HISTÓRIA RURAL: a construção da memória coletiva camponesa e a exortação da violência e da criminalização da luta pela terra nos jornais impressos (Médio Mearim – MA 1980-90).

Produto Educacional: O CAMPO ESTÁ EM PAUTA: movimentos sociais de luta pela terra e reforma agrária nos jornais impressos na ilha: um website.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Imprensa; Opinião; Memória Coletiva Camponesa; Questão Agrária.


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo analisar o aparecimento de uma série de entidades político-religiosas e movimentos sociais de luta pela terra e pela reforma agrária, nos jornais impressos que circulavam na ilha de São Luís ao longo das décadas de 1980-1990. Como recorte espacial, analisaremos três entidades ligadas a Igreja Católica e dois movimentos sociais que se fizeram presentes na região do Médio Mearim – MA, sendo estes: Ação dos Cristãos no Meio Rural (ACR) , a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Assistência Jurídica aos Lavradores (AJULAV), como entidades ligadas à Igreja Católica, inspirados pela Teologia da Libertação; o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); e o Movimento das Quebradeiras de Coco, atualmente organizadas no que conhecemos como MIQCB. A abordagem destes movimentos e entidades tem como objetivo compreender o cenário conflituoso encontrado na região de estudo, observando os impactos na nova legislação fundiária nacional e estadual (Estatuto da Terra de 1964 e Lei de Terras 2.979/69), além de analisar a construção de uma “opinião” e a legitimação do uso da violência contra estes agentes através das notícias encontradas em jornais; para essa pesquisa utilizaremos o jornal O Estado, O Imparcial e Jornal Pequeno, além de alguns recortes de jornais encontrados nos arquivos da Comissão Pastoral da Terra; propomos também uma análise acerca construção da “memória coletiva camponesa” pelos movimentos sociais em conjunto com as entidades aqui descritas, visando a elaboração do produto educacional “O campo está em pauta”, com o intuito levar para dentro de sala aula temáticas antes marginalizadas, além de apresentar novas fontes de pesquisa e estudo para alunos e professores do Ensino Médio.
Palavras-chave: Ensino de História; Imprensa; Opinião; Memória Coletiva Camponesa; Questão


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7237 - MARCIA MILENA GALDEZ FERREIRA
Interno - 6937 - MARCELO CHECHE GALVES
Externo ao Programa - 248.871.102-00 - AIRTON DOS REIS PEREIRA - UEPA
Notícia cadastrada em: 14/10/2022 10:47
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