Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA JAQUELINE REIS PEREIRA

DISCENTE: AMANDA JAQUELINE REIS PEREIRA
DATA: 27/10/2022
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA (PPGHIST/UEMA)

EDUCAÇÃO E TERRAS DE QUILOMBOS: Propostas de educação escolar quilombola.

Ensino de História, comunidades negras quilombolas, educação escolar quilombola e metodologias de ensino.

ÁREA: História

Este trabalho busca analisar as questões relacionadas a Educação escolar quilombola e o ensino de História, na perspectiva de desenvolvimento de metodologias de ensino ou estratégias didáticas para construção de propostas de educação escolar quilombola contextualizada, ou seja, uma educação que explore cada vez mais as identificações e historicidades das comunidades negras quilombolas em seus ambientes escolares, no intuito de aprofundamento e inserção dos conhecimentos tradicionais destas comunidades, proporcionando assim uma valorização e o sentimento de pertencimento a comunidade negra quilombola pelo educando (a). Dessa forma o objetivo geral se projeta no desenvolvimento de propostas curriculares e metodologias de ensino contextualizadas com as identificações das comunidades negras quilombolas, sobretudo na perspectiva da comunidade Piratininga que constituiu como ponto de partida para essas questões. De maneira mais específica, pretende-se refletir sobre as possibilidades do ensino de História como produtor de diferenças e ressignificação da educação escolar quilombola, todavia, no processo de implementação das políticas educacionais para educação quilombola percebe-se uma relação convergente com as questões articuladas com a incorporação dos saberes sobre a História e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares oficiais, abrindo os caminhos para diversas políticas educacionais para as populações negras como a Resolução 08/2012 “ Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica”. Sobre o percurso metodológico do estudo, este se denomina como descritivo e exploratório, com uma natureza qualitativa. Descritivo no sentido de apresentação da realidade histórica, social e política da educação escolar quilombola através das discussões de autores e diálogos com representantes educacionais da comunidade Piratininga, localizado BR 316, KM 377, zona rural, Bacabal – MA. Exploratório por conhecer o objeto pesquisado e familiarizar com o pesquisador, na perspectiva de contemplação do objeto e dos sujeitos envolvidos no estudo, no caso educadores e educadoras que desenvolvem o ensino em escolas quilombolas através da modalidade de ensino “educação escolar quilombola” e também os professores (as) de História no sentido de elaboração de saber histórico diferenciado. Com o olhar atento ente a relação do Ensino do História e a Educação escolar quilombola, a pesquisa estrutura-se em três capítulos, acompanhados de parte do produto educacional. Em sua composição, omaterial descrever metodologias de ensino para a aplicação de uma educação escolarquilombola recontextualizadas principalmente na etapa do ensino Fundamental II,explorando assim as experiências das comunidades negras quilombolas no ambienteescolar.

Externo ao Programa - 7178 - CYNTHIA CARVALHO MARTINS
Interno - 805533 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA