Banca de QUALIFICAÇÃO: BALBINO ROGÉRIO FRANÇA COSTA

DISCENTE: BALBINO ROGÉRIO FRANÇA COSTA
DATA: 24/10/2022
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA (PPGHIST/UEMA)

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ESCOLARIZAÇÃO: o livro de Língua Portuguesa e seus gêneros textuais como bases de construção da consciência história e identitária negra, frente a implementação da lei nº 10.639/2003.

Ensino de História; Lei nº 10.639; Livro didático; Literatura afro-brasileira.

ÁREA: História

Esta pesquisa pauta-se a analisar em que medida o livro de Língua Portuguesa do 1º ciclo do E.F, da E.M. Raimundo Nonato Lobato, situada na comunidade quilombola Vila Nova, no município de Palmeirândia, na diversidade de gêneros do discurso, atende à discussão sobre construção identitária afrodescendente em escolas situadas em contextos remanescentes de quilombo, sob a ótica da Lei nº 10.639/2003. A base metodológica segue o método qualitativo, mediante pesquisa de campo com análises do discurso e do conteúdo, por Foucault (1996) e Bardin (2011), respectivamente, em meio às técnicas de entrevistas, análise documentais e bibliográficas, e observações. No estudo, examina-se os livros de L.P do 3º, 4º e 5º ano do E.F, com enfoque às tipologias textuais apresentadas e sua relação com aspectos do processo inserção, representação e de abordagem das literaturas afro-brasileira e africanas como bases de formação dos alunos nos aspectos de reconhecimento e construção consciência histórica e das identidades negras e quilombolas. Analisa-se também contrastes de formação inicial e continuada dos professores, assim como seus conhecimentos acerca da política étnico-racial, e critérios e parâmetros para escolha dos livros didáticos utilizados na escola. Os resultados, evidenciando fragilidades no atendimento às discussões e implementação da política étnico-racial, servem para mostrar a necessidade de que se pense e apresente como produto da pesquisa, uma cartilha didática, com suporte formativo docente e base de ensino para o trabalho pedagógico multidisciplinar, que favoreça a formação dos alunos nos aspectos histórico-identitários pela relação da literatura com a história.

Externo ao Programa - 771.041.703-59 - RAIMUNDO INÁCIO SOUZA ARAÚJO - UFMA
Presidente(a) - 047.944.553-21 - RAISSA GABRIELLE VIEIRA CIRINO - UEMA