Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO ALVES PEREIRA

DISCENTE: ANTONIO ALVES PEREIRA
DATA: 20/11/2022
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA (PPGHIST/UEMA)

TRILHAS DA HISTÓRIA E DA CULTURA DOS TABAJARA E TAPUIO ITAMARATY DE NAZARÉ: ressignificando saberes escolares na comunidade indígena.

Produto Educacional: O RESSOAR DAS VOZES QUE ROMPERAM O SILÊNCIO: aspectos históricos e culturais dos povos indígenas Tabajara e Tapuio Itamaraty de Nazaré.

Ensino de História. História e cultura. Povos indígenas. Saberes escolares.

ÁREA: História

Embora o mito da extinção total dos indígenas do Piauí tenha sido propagado até mesmo pela própria historiografia piauiense, muitos povos vêm rompendo o silêncio e passando a expressar e reivindicar suas identidades, a exemplo dos Tabajara e Tapuio Itamaraty de Nazaré, que vivem na zona rural do município de Lagoa de São Francisco – PI. Tendo em vista o silenciamento histórico e cultural vivido por estes povos, o conhecimento sobre sua história e cultura fez emergir nos mesmos à necessidade de reconhecimento como sujeitos históricos, organizando-se em um processo de autoafirmação por meio da reivindicação de suas identidades indígenas. Advindos de um recente processo de etnogênese consolidado no ano de 2015, os indígenas de Nazaré necessitam buscar caminhos para fortalecer sua história e sua cultura. Assim a escola que atende a comunidade, surge como um possível locus de resistência histórico-cultural, demandando à necessidade de um processo de reparação histórica, já que a imagem atribuída a estes povos que outrora adentrava as escolas desse país tinha uma forte marca do viés colonialista, ainda havendo muitos resquícios. Desse modo, a presente pesquisa busca analisar a constituição da história e da cultura dos povos Tabajara e Tapuio Itamaraty de Nazaré como possibilidade de ressignificação dos saberes escolares da Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira, instituição que atende a comunidade. A realização desse estudo norteia-se por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo de concepção qualitativa, baseada em obras e em estudos recentes sobre a temática, abrangendo ainda legislações que contemplam tais questões, constituindo-se também por meio de um estudo de campo, sendo este de cunho descritivo. Paralelo a esta pesquisa está sendo desenvolvido o produto educacional intitulado “O ressoar das vozes que romperam o silêncio: aspectos históricos e culturais dos povos indígenas Tabajara e Tapuio Itamaraty de Nazaré”, sendo este um manual didático-pedagógico que busca contemplar os aspectos históricos, geográficos, arte e cultura, resgate linguístico, bem como os rituais dos povos Tabajara e Tapuio Itamaraty, sendo cada temática desta abordada em um capítulo da referida produção. Entende-se que atualmente há uma legislação consolidada que garante que a história e a cultura indígena adentrem às escolas, compreendendo-se também as possibilidades de adequação do currículo como sendo uma referência, um direcionamento para as instituições no que diz respeito a temática. Por fim, a ressignificação de saberes escolares pressupõe que a escola contemple de um modo mais efetivo o contexto em a mesma está inserida, constituindo-se desse modo como um possível espaço de efetivação dos direitos conquistados e de materialização daquilo que está proposto no currículo.

Presidente(a) - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 022.179.913-37 - JOÃO PAULO PEIXOTO COSTA - UEPA