Banca de DEFESA: JEFFERSON MACIEL LIRA

DISCENTE: JEFFERSON MACIEL LIRA
DATA: 10/09/2022
LOCAL: Prédio de História

HOMOSSEXUAIS E DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR BRASILEIRA: a aula oficina como ferramenta pedagógica de combate à homofobia.

CADERNO DE AULAS-OFICINAS: discutindo sexualidade através da Ditadura Empresarial Militar na escola.

Ensino de História; Ditadura Empresarial Militar, Homossexualidades, Diversidade; Aula-Oficina.

ÁREA: História

Durante a Ditadura Empresarial Militar Brasileira indivíduos que não constituíam um padrão estético, comportamental e moral estabelecido pela ação conjunta do Estado e por uma parcela da sociedade civil sofreram diversas consequências políticas e sociais, neste caso em especifico pessoas homossexuais foram perseguidas, subjugadas e marginalizadas na dinâmica social pela própria condição de existir. Este debate vem crescendo ao longo do tempo e principalmente consolidado após publicações de pesquisas e documentos oficiais que deram fôlegos para uma capilaridade destes temas para além do espaço acadêmico. Desta maneira, o espaço escolar além de ser um ambiente propicio ao debate é o lugar específico de transformação e construção de conhecimento, tornando o Ensino de História imprescindível para elaborações de estratégias de ampliação de liberdades individuais, diversidades e dos direitos democráticos. Assim, esse estudo propõe-se a pensar estratégicas metodológicas e críticas que sejam capazes de propor a abordagem desta temática e impulsionar o enfretamento aos preconceitos e discriminação nestes espaços, utilizando os temas transversais a partir do Ensino de História. Para tal, será demonstrado de que maneira a homossexualidade é retratada nas normativas legais, livros e recursos didáticos. Partindo do pressuposto de que o ensino e aprendizagem são fundamentais na construção de identidades, no combate ao preconceito e na promoção dos direitos e liberdades individuais, esta pesquisa pretende criar uma ponte entre produção do conhecimento cientifico e o ensino básico, pautado não apenas na formação de alunos e no processo de aprendizagem, mas na capacitação do professor de História, cujo acesso a diversos recursos pedagógicos, ampliamse suas possibilidades de abordagem sobre estas temáticas, além de permitir a inclusão e o acesso a novas formas metodológicas, instrumentais e ferramentas para a prática docente que se estendem para além do livro didático. Como produto educacional, serão construídos cadernos de oficinas-aulas que se têm por objetivo a (re)construção do saber através da investigação e análise de discursos históricos como base principal do processo de ensinoaprendizagem. A Aula-oficina é uma ferramenta de potencialização da relação entre professor e aluno de uma forma mais horizontalizada, otimizando as experiências do ensino, e atribuindo ao aluno maior participação no processo de construção do conhecimento, rompendo com o modelo de aula apenas expositivas, conduzindo-os a elaborar problemas e encontrar soluções práticas a partir do Ensino de História.

Interno - 844846 - CARINE DALMAS
Externo ao Programa - 003.594.229-00 - JÚLIA SILVEIRA MATOS - FURG