Notícias

Banca de DEFESA: JOSE RIBAMAR LEMOS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE RIBAMAR LEMOS DE OLIVEIRA
DATA: 25/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA
TÍTULO:

EFA DE SÃO LUÍS GONZAGA –MA: Educação no campo e ensino de História da migração para garimpos, (1970 a 1990) a partir do documetario na encruzilhada do ouro.

Produto Educacional: NAS ENCRUZILHADAS DO OURO Educação no campo e o ensino de História da imigração para garimpos, (1970 a 1990).


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Médio Mearim; Migração; Trabalho.


PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente trabalho visa problematizar os percursos históricos da configuração da Educação do Campo na região do Médio Mearim, especificamente sobre o ensino de História local e regional na Escola Família Agrícola de São Luís Gonzaga – MA. Questionamos os elementos essenciais para o desenvolvimento da disciplina História nessas instituições formativas pertencentes as zonas rurais do Médio Mearim. Buscamosrealizar análises e reflexões sobre a Educação no Campo na região em destaque. A partir da bibliografia disponível em torno da temática de Educação do Campo. Intentamos compreender os processos formativos educacionais pautados nas considerações concernentes à estrutura agrária no Maranhão. Dessa forma, faz-se necessário sinalizar para a importância da construção das Escolas Família Agrícola e dos movimentos social em prol de uma educação do campo. As EFAs contribuíram significativamente para o desenvolvimento social e crítico dos alunos pertencentes as áreas campesinas, esta realização se concretizou a partir da inserção de diversos profissionais e idealização e aplicação de vários projetos, engajados na luta e organizaçãosocial, pautada na qualificação propicia a tomada de consciência e sentimento de pertencimento a terra e resistência dos camponeses, diante das significativas investidas de expropriação e violência porparte dos fazendeiros e grileiros que objetivavam a qualquer custo usurpar as terras dos habitantes mais antigos do Médio Mearim. Vale ressaltar, que os trabalhadores e trabalhadorasdo campo da região do Médio Mearim, pormeio de permanência, cultivo e defesa destas terras,desenvolveram diversas estratégias de organização política econômica e social. Por fim, no decorrer de construção do trabalho analisaremos as ocorrências que desencadearam a construção da EFA de São Luís Gonzaga e como é a relação dessa instituição com as demais comunidades localizadas ao seu redor. Abordaremos também algumas contribuições de pesquisadoresque se debruçam sobre o movimento “Por uma educação do Campo”, que acabasendo concebida como principal temática de enredo do trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 765.407.823-49 - CRISTIANA COSTA DA ROCHA - UESPI
Presidente(a) - 7237 - MARCIA MILENA GALDEZ FERREIRA
Interno - 805533 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA
Notícia cadastrada em: 01/08/2022 16:21
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1