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Banca de DEFESA: ARICELIA CANTANHEDE SALES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARICELIA CANTANHEDE SALES
DATA: 04/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PRÉDIO DE HISTÓRIA
TÍTULO:

UM PATRIMÔNIO ESQUECIDO: a Usina Joaquim Antônio Vianna e a Educação Patrimonial em Central do Maranhão- MA.

Produto Educacional: Na Pindahyba.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Educação Patrimonial; Central do Maranhão (MA); Usina de Açúcar.

 

 



PÁGINAS: 223
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Estudo bibliográfico e documental com relevância histórico-cultural e social, de natureza qualitativa e, de caráter exploratório ao que se refere à aplicação de instrumentos de coleta de dados (questionários e entrevistas semiestruturadas). Tem por objetivo principal investigar e reconstruir a historia do Engenho de açúcar do senhor Joaquim Antônio Vianna, localizado na Microrregião do Litoral Ocidental da Maranhense, território da então freguesia de Guimarães- MA, atualmente, município de Central do Maranhão-MA, pontuando a sua importância na História Regional e Local. O recorte histórico baseia-se a partir da implantação do Engenho, que data do início da segunda metade do Século XIX, até o encerramento definitivo de seu funcionamento na década de 1965. Relacionamos as mudanças ocorridas ao longo dos anos em sua estrutura, na sucessão administrativa, e a sua produção (destinação das mercadorias). Apresenta-se o Patrimônio Material local como espaço de aprendizado, destacando a Educação Patrimonial como ferramenta para o desenvolvimento da consciência histórica e, para o auto reconhecimento dos indivíduos como sujeitos históricos. Buscamos articular a valorização e fortalecimento da identidade local e consequentemente formar agentes transformadores e multiplicadores da consciência coletiva de preservação do bem cultural. Ressaltamos a relação entre Educação Patrimonial e o Ensino de História. Entretanto, abrimos espaço para outras inter-relações como forma de produção do conhecimento através das memórias e do sentimento de pertencimento, ao passo que se estimula também as conexões entre os lugares de vivência do aluno. Os aspectos metodológicos foram adaptados ao contexto atual da Pandemia Covid-19, onde consideramos também a realização de entrevistas e conversas informais por meio de aplicativos como whatsapp e facebook. Como produto educacional, propomos a construção de um livreto sobre a história local com o título: "Na Pindahyba". O livreto servirá como ferramenta para o ensino-aprendizagem da história local nas escolas da educação básica, com o intuito de desenvolver a consciência de valorização do patrimônio local por meio de seu conteúdo. O produto pode também ter uso mais amplo. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 6670 - ARYDIMAR VASCONCELOS GAIOSO
Presidente(a) - 805549 - ELOY BARBOSA DE ABREU
Interno - 6935 - HELIDACY MARIA MUNIZ CORREA
Notícia cadastrada em: 03/06/2022 10:18
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