Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGEVALDA BRITO DE SOUSA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROGEVALDA BRITO DE SOUSA SANTOS
DATA: 16/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Banca via Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A LEI MUNICIPAL Nº 14/2009 E O CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA REDE DE ENSINO DE CAMPO MAIOR A PARTIR DA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO PIAUÍ.

Produto Educacional: PROPOSTA CURRICULAR DE HISTÒRIA PARA CAMPO MAIOR – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; BNCC; Currículo; Proposta Curricular; Campo Maior.


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A pesquisa aqui descrita versa sobre a possibilidade de se escrever sobre o processo de elaboração de uma Proposta Curricular para o ensino de história do município de Campo Maior, considerando o atual contexto histórico de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e (re)construção dos Currículos estaduais e municipais. Nesse sentido, buscou-se problematizar sobre os possíveis percursos que poderemos vislumbrar para a construção de um documento que considere o ensino da história do município, destacando seus principais marcos históricos culturais no tempo, considerando a obrigatoriedade legal regulamentada pela Lei Municipal nº 14/2009, de 16 de outubro de 2009, que estabelece que a história do município deve ser ensinada aos estudantes em seu currículo escolar, tanto nas redes públicas - estadual e municipal, quanto privada de ensino. Assim, enfatizaremos a conexão existente entre: a BNCC, enquanto um documento normativo que organiza as aprendizagens essenciais que os estudantes devem aprender na escola ao longo de sua escolarização na educação básica; o Currículo do Piauí, documento que reuniu saberes e conhecimentos que devem ser ensinados a todos os estudantes como parte da formação escolar, pautados em princípios éticos, morais, políticos, econômicos, sociais, artísticos, científicos, históricos, culturais, tecnológicos e humanos, condição mínima para garantir a educação de forma integral no século XXI; e a lei municipal, que esboça a obrigatoriedade das redes estarem oportunizando esses aprendizados que fortalecem a autonomia, constroem identidade, desenvolvem plenamente o indivíduo, preparando-o para exercer a cidadania, adquirir capacidades para o mercado de trabalho e melhorar a realidade no mundo ao qual estar inserido. Portanto, assim desenhar um caminho teórico metodológico para a futura Proposta Curricular do município de Campo Maior – PI, a partir da catalogação e análise de obras historiográficas, da sistematização de competências e habilidades da história para o ensino fundamental e contribuir para o resgate da memória histórica local. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 291.333.193-91 - ANTONIA DA SILVA MOTA - UFMA
Interno - 805549 - ELOY BARBOSA DE ABREU
Presidente(a) - 7236 - YURI MICHAEL PEREIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 16:41
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1