Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA DOS SANTOS BARBOSA

DISCENTE: NATALIA DOS SANTOS BARBOSA
DATA: 30/09/2021
LOCAL: Via Plataforma Google Meet

QUEM CANTA SEUS ALGOZES AFRONTA: uso de letras musicais como recurso de ensino de História sobre o período da ditadura no Brasil.

Produto Educacional: REMEMORANDO ATRAVÉS DO SOM: Como trabalhar conteúdos programáticos utilizando letras de músicas.

Palavras-chave: Ensino de História, Ditadura, Letras de músicas.

ÁREA: História

O trabalho traz a proposta de pensar no ensino de História a partir de conceitos historiográficos e a transmissão de conhecimento sob o aspecto de novos recursos metodológicos como o uso de letras de músicas que possibilitem uma releitura do cotidiano em que os estudantes estão inseridos, como ação proativa a uma interação entre professor e aluno, participação e melhorias no processo de ensino/aprendizagem. A possibilidade de reportar a sujeitos históricos até então marginalizados e trazer para a contemporaneidade e de modo que a facilitação de tecnologias como músicas e seus alicerces audiovisuais podem favorecer o trabalho do professor em sala de aula. O referido trabalho visa fazer levantamentos sobre a contextualização histórica de memória, identidade e sobre o conteúdo abordado nos livros didáticos sobre o tema História e Ditadura no Brasil. As condições em que o Brasil se encontrava nos anos de 1964 a 1985 faziam parte de um contexto social e político que prejudicou a educação nacional, negligenciando o ensino de disciplinas fundamentais como o caso da História. O período referido foi marcado pelo silenciamento e um esquecimento forçado, estratégias usadas para a manutenção da sobrevivência das pessoas que eram vigiadas e imposição militar da parte dos que representavam estruturas de poder.

Presidente(a) - 7128 - FABIO HENRIQUE MONTEIRO SILVA
Interno - 6954 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER