Banca de QUALIFICAÇÃO: WILFRED FERREIRA BATISTA

DISCENTE: WILFRED FERREIRA BATISTA
DATA: 14/10/2021
LOCAL: banca realizada via Google Meet

CONECTADOS E INTERCONECTADOS: desafios e perspectivas do docente de História na Unidade Plena de Coroatá do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Produto Educacional: DESAFIOS DO DOCENTE DE HISTÓRIA EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: referências didáticas para planos de aula.

Ensino de História. Ensino Profissionalizante. Tecnologias digitais.

ÁREA: História

A disciplina de História, mesmo que tenha deixado de ser obrigatória, permanece nos currículos das instituições de ensino regular de nível médio e profissionalizante de todo país e desempenha um papel fundamental. Esta pesquisa procura analisar o lugar ocupado pela disciplina de História no projeto político-pedagógico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e pretende avaliar seu desenvolvimento na prática docente na Unidade Plena de Coroatá. Nosso objetivo é enfatizar o papel da disciplina na formação dos estudantes de ensino profissionalizante e propor possibilidades de abordagens que demonstrem, na prática, a importância do conhecimento histórico para uma formação de profissionais qualificados nas diferentes áreas técnicas. Ao mesmo tempo, pretende-se demonstrar como o recurso às tecnologias digitais podem contribuir para abordagens interessantes de temáticas da história consideradas fundamentais para a formação técnica dos estudantes. O propósito final da pesquisa será elaborar um produto educacional que sirva como subsídio didático para os professores do IEMA ensinarem História utilizando adequadamente as tecnologias digitais.

Presidente(a) - 844846 - CARINE DALMAS
Externo ao Programa - 423.044.310-20 - ELIANA RELA - UCS