Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDA EVELYN SOUSA NASCIMENTO

DISCENTE: LINDA EVELYN SOUSA NASCIMENTO
DATA: 29/09/2021
LOCAL: Via Plataforma Google Meet

A SUB-REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES ARTISTAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA (PNLD 2020).

Ensino de História. Mulheres artistas. Sub-representação. Livros Didáticos.

ÁREA: História

Os livros didáticos são lugares de memória, fazem parte da cultura escolar e imprimem nos alunos uma visão de mundo e uma perspectiva da história, contudo, o patrimônio cultural de determinados sujeitos ainda é ínfimo nesses lugares. Dentre esses sujeitos encontram-se as mulheres artistas, estas não tiveram a legitimação e a difusão de suas produções nos espaços que salvaguardam a memória, lugares ainda marcados pela concepção de genialidade artística masculina, com isso, cabe a reflexão e questionamento sobre a lógica androcêntrica que ainda faz parte desses espaços. Essa lógica revela o modo como a experiência e o olhar do sujeito masculino são apontadas como experiências de todos os indivíduos, de forma hegemônica e universalizante. Isso atravessa a importância dada à intelectualidade feminina e o reconhecimento de suas experiências, saberes e memórias. Poucas mulheres conseguiram adentrar na História da Arte, apesar de terem produções dos mais diversos estilos, escolas e movimentos artísticos, o reconhecimento destas é ínfimo. Reconhecer estas diferenças históricas na representação dos gêneros significa contribuir para uma visão crítica da História, identificando os fatores sociais que fomentam a marginalização da prática artística feminina. Há a necessidade de um olhar mais atento às produções artísticas femininas, inserindo a mulher como um sujeito ativo na criação de arte e não apenas como objeto de arte. Nesse sentido, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar a representatividade das produções artísticas femininas nos livros didáticos a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) referente ao ano de 2020, pois configura um segmento importante na análise das relações de gênero na História. Para tal, será utilizada fonte bibliográfica e documental. Para isso, foi utilizada a metodologia bibliográfica a partir do levantamento de referências teóricas e análise documental.

Externo ao Programa - 024.049.337-01 - ANA CAROLINA EIRAS COELHO SOARES - UFG
Presidente(a) - 70730 - ELIZABETH SOUSA ABRANTES