Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE RIBAMAR LEMOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: JOSE RIBAMAR LEMOS DE OLIVEIRA
DATA: 20/09/2021
LOCAL: Via Plataforma Google Meet

ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL/LOCAL NA EFA DE SÃO LUÍS GONZAGA – MA: memória da migração e do trabalho nos garimpos entre as décadas de 1970 a 1990.

Produto Educacional: Nas Encruzilhadas do Ouro.

Ensino de História; Médio Mearim; Educação; Migração; Trabalho.

ÁREA: História

O presente trabalho visa problematizar os percursos históricos da configuração da Educação do Campo na região do Médio Mearim, especificamente sobre o ensino de História local e regional na Escola Família Agrícola de São Luís Gonzaga – MA. Questionamos os elementos essenciais para o desenvolvimento da disciplina de História nessas instituições formativas pertencentes as zonas rurais do Médio Mearim. Buscamos realizar análises e reflexões sobre o ensino rural na região em destaque, a partir da bibliografia disponível em torno da temática de Educação do Campo. Intentamos compreender os processos formativos educacionais pautados nas considerações concernentes à estrutura agrária no Maranhão. Dessa forma, faz-se necessário sinalizar para a importância da construção das Escolas Família Agrícola e do movimento social educativo em prol de uma educação do campo no meio rural. As EFAs contribuíram significativamente para o desenvolvimento social e crítico dos alunos pertencentes as áreas campesinas, esta realização se concretizou a partir da inserção de diversos profissionais e idealização e aplicação de vários projetos, engajados na luta e organização social pautada na qualificação propicia a tomada de consciência e sentimento de pertencimento a terra e resistência dos camponeses, diante das significativas investidas de expropriação e violência por parte dos fazendeiros e grileiros que objetivavam a qualquer custo usurpar as terras dos habitantes mais antigos do médio Mearim. Vale ressaltar, que os trabalhadores e trabalhadoras do campo da região do Médio Mearim, por meio da permanência, cultivo e defesa destas terras, desenvolveram diversas estratégias de organização política econômica e social. Por fim, no decorrer de construção do trabalho analisaremos as ocorrências que desencadearam a construção da EFA de São Luís Gonzaga e como é a relação dessa instituição com as demais comunidades localizadas ao seu redor. Abordaremos também algumas contribuições de pesquisadores que se debruçam sobre o movimento “Por uma educação do Campo”, que acaba sendo concebida como principal temática de enredo do trabalho.

Presidente(a) - 1583244 - MARCIA MILENA GALDEZ FERREIRA
Interno - 2252542 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA