Notícias

Banca de DEFESA: JOSIEUDER SILVA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIEUDER SILVA PEREIRA
DATA: 23/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Banca via Plantaforma Google Meet
TÍTULO:

POLÍTICAS ENTRELAÇADAS: Neoliberalismo, Cultura Escolar, Ensino de História e aproximação dos saberes acadêmico e escolar por meio do paradidático “Uma História que "Vale” a pena aprender".

Produto Educacional: UMA HISTÓRIA QUE "VALE" A PENA APRENDER. 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História, Cultura Escola, Livro Didático e Neoliberalismo.


PÁGINAS: 265
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Este trabalho propõe-se a analisar, em um primeiro momento, a trajetória histórica do neoliberalismo, percorrendo os casos paradigmáticos em que a defesa dos pressupostos neoliberais, como a redução dos gastos públicos, as privatizações e a precarização social, transformam-se em objetivos inquestionáveis da agenda governamental. Após este momento inicial, em que um espaço importante foi destinado à análise do governo de Roseana Sarney (1995-1998), em diálogo com a historiografia e com questões centrais do ensino de História e a Cultura Escolar com ênfase nos documentos curriculares, BNCC que contempla toda a que abrangem a educação básica brasileira e o DCTM abrangendo a educação básica no território maranhense com base na BNCC. Ainda em consonância com os possíveis usos do Livro Didático, será analisado o livro didático do nono ano mais adotado nas escolas da Rede Básica de Educação do Brasil, com vistas ao entendimento de como as questões presentes nas análises sobre o neoliberalismo são contempladas pelo livro didático e, assim, mapear como o neoliberalismo é trabalhado nas aulas de história. Por fim, recorrendo à historiografia e aos jornais maranhenses O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno, será construído um paradidático voltado para os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, intitulado “Uma História que “Vale” a pena aprender”, com o objetivo de aproximar o saber acadêmico e o saber escolar, além de incorporar às aulas de História fontes documentais, como a imprensa, capazes de potencializar o ensino de um tema tão central, como o neoliberalismo, tomando como exemplo a privatização da Companhia Vale do Rio Doce. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1583533 - ANA LIVIA BOMFIM VIEIRA
Externo ao Programa - 023.733.501-81 - DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA - UNIFAP
Presidente(a) - 2251924 - MONICA PICCOLO ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 03/08/2021 12:51
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1